Termos usados no K-pop

Atualmente o gênero K-pop tem se difundido bastante pelos jovens ao redor do mundo. Muito desse sucesso vem devido aos investimentos das empresas de entretenimento da Coréia e a seus grandes artistas. Tal sucesso vem acompanhado da sua cultura, estilo, idioma e termos próprios.

Afinal, qual fã de k-pop não tem o seu bias, ultimate, um carinho especial pela sua unnie, aguarda ansioso pelo comeback e MV do seu grupo preferido, ou até mesmo fica animado com um debut que promete inovar e quebrar barreiras? Essa onda Hallyu veio pra ficar, e promete crescer cada vez mais, não só na Coréia, mas como no mundo todo e principalmente aqui no Brasil.

Ficou perdido com esses termos estranhos e inusitados? Não se preocupe rs nem sempre entendemos ou compreendemos muito bem o que esses termos querem dizer, ou significam, por isso, viemos trazer esse “mini-dicionário” de K-pop para acabar com suas dúvidas e esclarecer e apresentar outros termos. Fighting!

Bias – Membro favorito de um grupo. É possível e comum, os kpoppers, terem vários bias, ou seja, vários idols que eles gostam e admiram.

Ultimate Bias – É o favorito entre os favoritos. É aquele idol que a pessoa gosta acima de todos os outros.

Idol – Termo utilizado para identificar um artista, é um “status” recebido quando se entra na indústria. Normalmente utilizamos somente o termo idol, mas em alguns casos para diferenciar, utilizamos k-idol, para idols do k-pop, assim como j-idol, é utilizado para idols no mercado japonês.

Oppa – Forma como uma menina chama o irmão mais velho, também é usado como forma de tratamento carinhoso entre uma menina e um menino mais velho que ela.

Unnie – Forma como uma menina chama sua irmã ou amiga mais velha.

Nonna – Forma como um menino chama sua irmã mais velha. Também pode ser usado como tratamento para meninas mais velhas que o menino.

Hyung – Forma como um menino chama seu irmão ou outro menino mais velho.

Dongsaeng – Maneira de chamar uma pessoa mais nova que você, é usado tanto entre homens como mulheres.

Aegyo – É um jeito fofo de se mostrar e posar, por exemplo, fazer caretas fofas, bicos, encher as bochechas, toda forma de expressão que seja extremamente fofa é chamada de aegyo.

Annyeonghaseyo – É como se diz/cumprimenta com, Oi/Olá.

Aigoo – Seria algo como “Oh meu Deus“, “putz“, utilizado como forma de espanto ou decepção.

Ottoke? – O que devo fazer? O que fazer? E agora? Uma única palavra para três tipos diferentes de pergunta.

Fighting – Palavra usada para dar apoio, incentivo, força.

Netizen – É a junção da palavras “internet” com “citizen“. Associado a pessoas que fazem muitas atividades online, normalmente por meio de comentários nas redes sociais.

Shipp – Quando os fãs acham que dois idols ou até mesmo pessoas comuns combinam um com o outro, tanto hétero como homossexual.

Sasaeng – Fãs loucas, perseguidoras, investigam detalhes da vida de seus idols e intrometem-se em sua vida privada.

Hallyu – Onda da cultura coreana. Termo utilizado para a popularização da cultura sul-coreana. Começou a ser utilizado nos anos 1990, principalmente na Ásia. Graças as exportação de seus filmes, doramas e do próprio k-pop (músicas).

Jjang – Usado para definir o que é considerado “o melhor”. Por exemplo; Os integrantes do Big Bang são jjang.

Fancam – Vídeos gravados por fãs, tanto em shows, eventos, em que o foco é um idol em específico.

Fanmeeting – Evento em que os idols, conversam com os fãs, dão autógrafos, tem uma interação maior com os fãs.

Fansig – Diferente do fanmeeting os idols simplesmente dão autógrafo.

Fanlight – Bastão de luz personalizado do grupo, também são os pingentes de colar, com formas diferentes.

Fandom – É o nome dado para o fã club.

MV – É a sigla para Music Video, que nada mais é do que o vídeo clip de uma música.

Dorama – Nome utilizado para designar uma novela coreana.

Trainne – É o termo utilizado para designar a pessoa que ainda está em treinamento para se tornar um idol e ter o seu debut.

Pre-Debut – É o período entre o treinamento e o debut, é o tempo de final do treinamento e início da promoções para o debut oficial.

Debut – É o lançamento do idol, ou solista ou em grupo. É a estreia oficial no mercado, com MV, single e performace em programas musicais.

Comeback – É o regresso do idol com um novo projeto (single, MV, mini-album ou album). Após o debut, todo lançamento é chamado de comeback.

Performace – É a apresentação do(s) idol(s) ao vivo.

Então é isso pessoal, claro que não estão listados aqui todos os termos existentes dentro do k-pop, esses são os mais utilizados, tanto pelos fãs, quanto pela divulgação na mídia.

Se tem algum termo que você acredita ser relevante, que sentiu falta, ou até mesmo tenha ficado em dúvida, deixe nos comentários. Vamos interagir. Fighting! rs

Nos falamos na próxima.

Fonte:
kpopsweetdream

Igor Cuiabano

Designer gráfico, viciado em séries, animes, mangás e quadrinhos, principalmente Marvel. Ouvinte assíduo de k-pop, sempre uma música pra qualquer momento. Adoro passeios ao ar livre.

Você Pode Gostar

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: