Self produced idols: A nova tendência do Kpop.

Annyeonghaseyo leitores do Sou Aficcionado, tudo bom com vocês?

Hoje venho trazendo uma das principais características do K-pop e provavelmente uma das mais atraentes.
Não é de hoje que vemos que os K-idols possuem uma capacidade incrível de fazer performances vocais impecáveis ou exibir coreografias hiper sincronizadas e bem executadas independente do seu nível de complexidade;

Porém, existe outra característica destes, característica essa que os torna ainda mais especiais e mais completos como artistas.
A capacidade de produzir aquilo que eles oferecem, seja sua coreografia, suas letras de música, o instrumental ou até mesmo dirigir as gravações e tudo mais. Eles são os chamados “Self-produced idols”.

E é deles que eu irei falar hoje.
Preparei pra vocês uma pequena lista de alguns artistas que se encaixam nesses quesitos (ou pelo menos alguns deles) e espero que vocês aproveitem e deem uma oportunidade para essa galera que tanto trabalha duro tentar ganhar um espacinho no seu coração.

B1A4 é um grupo da WM entertainment (empresa que também abriga o girlgroup Oh My Girl, o boygroup recém debutado ONF e a solista Yoonji) que é diretamente ligado com a produção de suas músicas, praticamente todos os seus membros participaram diretamente de no minimo 10 de todas suas faixas, em grande parte não apenas na produção das músicas mas também nas suas composições.
Debutados em 2011, eles já mostram desde então uma longa trajetória na história da música coreana não apenas como cantores, como também como produtores e escritores de suas próprias músicas.

Jinyoung, líder do B1A4 foi responsável pela produção de 47 de todas as músicas do grupo, incluindo title tracks e as faixas japonesas do grupo.
Sandeul, que fez seu debut solo no final de 2016, participou diretamente da produção de seu primeiro mini album, não apenas produzindo suas musicas como também as compondo.
CNU, participou da produção de 17 faixas da discografia completa do B1A4, e na composição de 11 dessas.
e esses são apenas alguns dos exemplos do quanto o B1A4 é um grupo incrível e super talentoso, isso sem falar de Baro e Gongchan também membros do B1A4 e que além de musicos incriveis e também tem o dedo em quase tudo que o B1A4 libera.

  
Quando se fala de produção tanto de coreografias quanto de músicas, o VIXX é presença carimbada.
O VIXX que é um grupo da Jellyfish entertainment, composto por 6 membros e debutado em 2012, o VIXX vem mostrando intensa participação em ambas composição e produção de musicas como também nas coreografias, Ravi inclusive é um dos produtores mais caros da Coréia, junto de Jinyoung do B1A4 e Woozi do seventeen por exemplo.
Além de Ravi participando da produção das letras e produção das músicas, N, o líder do grupo e main dancer, apresenta grande participação na criação das coreografias, coreografias essas sempre muito elogiadas pelos elementos de grande dificuldade e uma fluídez incrível.

DAY6 é uma banda de 5 membros da JYP, que debutou em 2015 e vem mostrando um trabalho de imensa qualidade desde então. Todos os membros participam das criações e sua produção em grande parte também é interna, vindo de Young K, o baixista e rapper, Sungjin, o líder e Wonpil o tecladista em sua grande maioria.
Sabemos que não se encaixam na categoria Idols, mas falar de músicos que se auto produzem e não falar de DAY6 é quase um pecado.

E pra completar, um dos grupos que podem representar com mais do que perfeição o que é ser um idol que se auto produz temos o Seventeen, grupo da Pledis entertainment, composto por 13 membros, debutado em 2015 também, o Seventeen é dividido em 3 units, a vocal unit, a hip hop unit e a performance unit, cada uma responsável por um aspecto da produção geral do grupo.
O modelo tem funcionado com excelência nos ultimos 2 anos e promete continuar satisfazendo pelos próximos anos.

Claro que muitos outros grupos também participam de sua produção e etc, porém aqui foi apenas uma pequena amostra de como a industria do kpop tem muito a oferecer.
Percebe-se todo e cada dia que os artistas desse mercado vem evoluindo e buscando cada vez mais se envolver nos aspectos que antes cabiam a terceiros, deixando sua música cada vez mais com sua própria cara e nos deixando cada vez mais orgulhosos e satisfeitos.

           P.S.: Caso não conheça esses grupos, procurem algum MV deles, indico todos.
           Caso queira falar sobre algum grupo que não foi citado no texto, comenta ai pra galera que ver depois poder ir conhecer também.
           Espero que tenham gostado e até a próxima.

 

Amanda Carolina Fagundes Sabaa Srur

19 anos, estudante de biologia que sonha em ser roteirista, ama cantar e vive a base de Kpop e doramas.

Você Pode Gostar

  • Luísa Ilgenfritz

    Nossa que legal. ADOREI!!!!!!
    Já quero stanear todos.

  • Luiza Gonçalves

    uau que legal! amei , parabens pra escritora ! Irei stanear todos .

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: