RPG: Pessoal Vs Virtual

Para quem já joga RPG a muito tempo sabe o quanto essa questão é problemática:

Muitas pessoas torcem o nariz quando ouvem a frase “Vamos jogar RPG online mesmo”.

As pessoas costumam começar a jogar RPG na adolescência ou até mesmo durante a infância, tendo tempo para poder se reunir para jogar com os amigos todo final de semana ou de quinze em quinze dias, para poder sentar todos em volta de uma mesa e se divertir com aventuras fantásticas, mas as vezes acontece de o grupo se separar, uns começam a trabalhar, outros se mudam e os horários começam a incompatíveis.

O que fazer sobre?

Outro problema é quando não se tem amigos para se jogar RPG em volta da mesa, afinal, não é todo mundo que gosta de RPG.

O que fazer sobre? Desistir de jogar ou ir jogar com pessoas online?

Jogar RPG online com os amigos ou com pessoas que você não conhece, por vezes é muito mal visto por diversos players, alegando que perde a magia de se rolar os dados e encontrar os amigos, então vamos ao prós e contras de se jogar Online e na mesa de sua casa.

 

Jogando pessoalmente:

11297893_912903242114301_668590937_n

Prós!

  • O prazer de ver seus amigos: Uma coisa é fato, se encontrar com os seus amigos é diversas vezes um prazer, um prazer maior ainda é se encontrar com os seus amigos e poderem jogar algo que todos gostam e entendem.

 

  • Emoção: Imagina a situação: Vocês estão dentro de uma caverna lutando contra um dragão. O combate já dura quase uma hora e o clima está tenso, sua equipe já está com os pontos de vida bastante avariado e um crítico pode salvar todo o grupo quando você rola o dado e sai aquele maravilhoso critico. Para quem joga RPG com os amigos sabe que durante um momento te tensão, rolar um acerto critico é motivo de gritaria e felicidade.

 

  • Lanchão: Inevitável, afinal, são horas de jogo e não é todo mundo que gosta de ficar muito tempo sem comer e também não é o recomendado. Dependendo de quantas pessoas jogam na mesma mesa que você é possível que o jogo dure até seis horas OU MAIS.
    Claro que faz mal à saúde fica todo esse tempo sem comer ou beber algo, então é muito natural durante o processo de jogatina alguém puxar um pacote de amendoins ou alguém trazer um refrigerante ou até mesmo rolar um baldão de pipoca para o grupo.

 

  • Coleção: Pode até parecer meio bobo esse pró, mas para alguns é algo verdadeiro. Ter os livros, dados, miniaturas e mapas em casa de cenário de RPG é muito lindo, é uma ótima coisa para se colecionar e com o passar dos anos

 

Contras!

  • Comparecimento: Acontece que tem pessoas que em determinadas situações não podem sair de casa. Uma situação chata é você sair de sua casa, andar do ponto A até o ponto B e não ter jogo devido a um acaso do destino.

 

  • Vergonha: Uma coisa que atrapalha muito as pessoas ao começar a frequentar uma mesa de RPG é o fato de muitos tem vergonha de se sentar em uma mesa e ficar jogando com outros devido a seu estilo de agir ou simplesmente não gostar.
    11649357_912903462114279_480393374_o 

 

Jogando Virtualmente

11349934_912903588780933_728185257_n

Prós!

  • Conforto de estar sozinho: Jogar pelo computador de sua casa sem se preocupar com a aparência ou o modo que vai agir é sem duvida um alivio para qualquer um.

 

  • Comunidade rpgistica: Caso você não tenha amigos para jogar RPG, você pode encontrar várias pessoas que compartilham da mesma situação e montar uma mesa por meio de algum dispositivo que possam se comunicar

 

  • Conheça novas pessoas: Uma coisa muito legal de se jogar Online é o fato de você poder conhecer novas pessoas o que é muito divertido!

 

Contras!

  • Conhecer pessoas que talvez nunca vá conhecer: Às vezes acontece de você morar no Rio de janeiro e montar um grupo com alguém que mora em Brasília, Acre e Rio grande do sul e saber que talvez nunca os conheça é deveras frustrante.

 

  • Refém da internet: Pois é, a internet é um aliado muito importante para essa sua mesa de RPG e sem ela você não conseguirá jogar, a menos que queria jogar por meio de uma ligação telefônica.

 

  • Sem a emoção: Quando se joga Online não se sente muito bem aquela sensação de felicidade quando se rola aquele acerto critico, os momentos de tensão são facilmente quebrados ao você receber uma mensagem no facebook ou talvez quando o gatinho começa a roçar na sua perna.11541302_912903608780931_2013761910_n

    Conclusão: Eu, o colunista, não tenho mais a oportunidade de jogar pessoalmente, então eu jogo bastante online e me divirto bastante. Jogando online ou jogando na mesa de sua casa com os seus amigos, vale muito jogar os dois modos sem torcer o nariz.

     

Loki Kaenn

20 anos. Escritor amador e fanático por RPG, Cardgames e Boardgames. Alimentando o sonho de viver da literatura a cada dia

Você Pode Gostar

  • Natasha

    This. Eu já joguei por um tempo presencial em minha cidade, entretanto as mesas chegavam uma hora que se dissolviam (normalmente por não poderem mais jogar ou falta de onde jogar). O que me resta, hoje em dia, são as mesas online… E ainda tem o velho problema: As vezes os horários que um pode, outro não pode e, acredite, isso separa/encerra MUITAS mesas.

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: