RPG 

RPG e Preconceito

BUGBEAR_MM

Olá bom dia/tarde/noite a todos estou aqui para mais um artigo e desta vez é um assunto que vem sendo bastante discutido nos últimos 2 meses no mundo do RPG/TCG/MMORPG e afins, e antes que venham argumentar sobre os mundos TCG e MMORPG direta e indiretamente se cruzam.

O sonho da maioria dos homens que jogam é achar uma garota para compartilhar de seus gostos, nem que seja para “dar novos ares ao ambiente” ou talvez “diminuir o cheiro de cueca na sala”. Os motivos podem ser variados mas a maioria sonha em achar estas criaturas mais raras que muitos itens mágicos para poder compartilhar de seus gostos, infelizmente nem todos pensam da mesma forma, eu sou Co-fundador e Administrador de uma página de RPG e jogo RPG há mais de 10 anos, sempre que posso mostro este mundo a todos os interessados e depois de tanto tempo tive muitas experiências e acompanhei muitas situações boas e outras ruins, hoje em dia no mundo do RPG o preconceito esta bem menor em relação ao passado, mas ele ainda existe e uma situação que comprova isso é o projeto (que hoje em dia está parado, mas as mesas ainda existem).

I Hit it With my Axe, uma mesa que surgiu a cerca de 7 anos onde jogam algumas atrizes pornôs e outras pessoas do ramo do entretenimento adulto, analisando os comentários e a repercussão uma grande parcela eram de cunho machista e alguns preconceituosos, alguns podem dizer que eu estou sendo extremista de pegar este caso como exemplo, mas apenas lhe pergunto o seguinte, você respira? Você come? Você precisa usar o banheiro? Você nasceu de uma mulher? (nem todos tiveram mães, mas todos nasceram de uma, certo?) Você pode morrer? Então você é um Ser Humano como qualquer outro certo? Então por que elas não seriam? Não é porque você tem crenças e costumes que moldam sua moral que condenam certas atitudes que isto faz as outras pessoas deixarem de ser Seres Humanos e todos merecem respeito.

ddporn_06-960x768

Eu já acompanhei algumas situações vergonhosas onde presenciei algumas formas de preconceito em RPG tanto contra mulheres como contra religiões e etnias, mas analisando melhor o caso percebo que os preconceituosos tinham estas atitudes em todos os aspectos de suas vidas e não exclusivamente nos jogos, mas os impactos que isto causa são um pouco mais fortes pois apenas corroboram para os estereótipos criados socialmente de que tudo é de usufruto apenas de Homens Brancos Crentes em Satã (Infelizmente o RPG sempre será marginalizado perante a sociedade religiosa por isto esse argumento) mas também tive surpresas incríveis entre elas vou citar algumas:

O melhor mestre de RPG de Mago a Ascensão, Mago o Despertar e Changelling o Sonhar é uma mulher, mãe de 2 filhos que tem 21 anos, é uma mulher a melhor jogadora de Guerreiro para D&D que eu conheci na vida, a infeliz consegue fazer personagens épicos com representações de nível artístico sem nenhum meta-jogo, uma das mesas mais incríveis de Suspense que tive na vida foi arquitetada por um Cego que ganhou um livro do GURPS totalmente passado para braile pelos amigos e que foi um dos poucos que conseguiu realmente me fazer ter medo em um jogo, fora milhares de outras risadas enquanto jogava com todo tipo de pessoas.

Quando eu vejo situações de qualquer tipo de preconceito eu intervenho com a seguinte análise, do que se trata o RPG? Diversão certo? Que no final do jogo/seção/partida todos saiam dando risadas e felizes recontando os momentos épicos que houve, e por que raios cargas d’Água isso deve ser exclusividade de alguns baseado apenas em raça, gênero, cor e credo? Existe uma citação que vi num livro do Sistema Trevas da Daemon que achei perfeito, estava na contra capa do mesmo:

“Proibido para menores de 16 anos ou pessoas com QI inferior a 20, e pessoas que se acham superiores aos outros apenas por que tem mais recursos financeiros, raça diferente, gênero diferente ou não possuem limitações físicas e mentais apenas comprovam que estão com suas mentes estagnadas no tempo e que não aprenderam com a evolução da Humanidade e que desta forma se encaixam no grupo de proibição da citação do Trevas.”
RPG/TCG/MMORPG todos são entretenimentos e como tal tem o objetivo a diversão! Não há diversão sem pessoas, quanto mais, melhor sempre. Então vamos parar com pensamentos retrógrados e vamos apenas dar Risadas? Pois a Risada sozinha é vazia e sem sentido, mas a Risada em grupo é sempre fantástica, tão fantástica quanto às histórias criadas e contadas.

– Dj Wolf

 

Aqui abaixo estão as classes das(os) jogadores do Projeto I Hit it With my Axe

dndwps_crew_r

 

Da Esquerda para a Direita de cima para Baixo
Mago, Druida, Mago
Ladino, Clerigo, Mago
Mestre, Ladino, Druida
Ladino, Ranger, Ranger

Loki Kaenn

20 anos. Escritor amador e fanático por RPG, Cardgames e Boardgames. Alimentando o sonho de viver da literatura a cada dia

Você Pode Gostar

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: