Resenha “Órfão X”, de Gregg Hurwitz

ORFAO X
GREGG HURWITZ
336

Quando garoto, Evan Smoak foi recrutado no orfanato onde vivia para fazer parte de um programa americano ultrassecreto. Rebatizado de Órfão X, ele foi treinado para ser um exímio assassino e enviado aos piores lugares do mundo para missões que ninguém mais conseguia executar. Depois de longos anos de atividade, Evan deixa o programa e usa as habilidades de agente secreto para desaparecer e viver para um único propósito, agora sob o codinome de Homem de lugar nenhum - salvar e proteger pessoas pobres e indefesas como ele havia sido. No entanto, seu passado de matador sangrento passará a assombrá-lo e também a seus protegidos. Alguém tão bem treinado quanto ele - talvez um ex-colega de programa? – está na sua cola, para tentar eliminá-lo.

“Você precisa da minha ajuda?”

É assim que o Homem de Lugar Nenhum atende a chamados desesperados de pessoas que estão em perigo extremo e não tem mais ninguém a recorrer. No melhor estilo de Batman e Justiceiro, somos a apresentados a Evan Smoak, que no passado trabalhava como hitman do governo americano sob o codinome Órfão X. Agora, usando as habilidades de assassino que ganhou durante anos seguindo o Programa, Evan busca ajudar pessoas indefesas e humildes, como ele próprio havia sido antes de ser recrutado pelo governo.

 

 

Enredo

Evan era um garoto órfão que batalhava para sobreviver sozinho nas ruas até ser escolhido para fazer parte do misterioso programa “Órfão”, que tem o objetivo de recrutar crianças órfãs e treiná-las até a faze adultas para se tornarem agentes especiais do governo. Escolhido entre várias crianças abandonadas pelo enigmático Jack Johns, Evan recebe um árduo treinamento, que vai desde vários estilos de lutas marciais, passando por conhecimentos avançados de tecnologia até trabalhos psicológicos para aguentar todo o tipo de dor e ler sentimentos de seus adversários. Tudo isso para se tornar o hitman, o assassino perfeito. Todas as crianças do programa “Órfão” recebem codinomes de acordo com as letras do alfabeto e Evan ganha a acunha de Órfão X, sendo considerado um dos melhores dentro do programa. Mas tudo começa a desandar quando Jack, tutor de Evan e quase um pai para ele, é morto em uma emboscada, obrigando Evan a se esconder. E aí que que Órfão X resolve cortar relações com o governo, abandona seu codinome e passa a usar suas habilidades, responsáveis por tantos assassinatos sangrentos, para ajudar pessoas humildes, indefesas e em grave situação de perigo. Com o nome codinome de “Homem de Lugar Nenhum”, Evan não cobra nenhum valor pelos seus serviços, apenas pede que o indique para outra pessoa desesperada por ajuda. Mas será que seu passado sangrento deixará o Órfão X em paz?

 

 


Essa vai para a lista de capas épicamente lindas!

 

Narrativa

Todo o livro é narrado em terceira pessoa, a maior parte focando no ponto de vista de Evan. Em alguns trechos, o narrador mostra o ponto de vista de outros personagens secundários a trama, como as vítimas que Evan protege. Há pontos da trama que são flashbacks, que contam um pouco mais sobre o passado de Órfão X. Esses trechos estão em itálico.

 

 

Destaque

Em “Órfão X” há bastante elementos de HQ´s como o Batman e o Justiceiro, ou seja, Evan é um herói (Anti-herói?) solitário que faz justiça com as próprias mãos e protege os mais fracos que não tem a menor chance de defender, que possui conhecimentos avançados de artes marciais, armas e tecnologia para melhorar suas habilidades. Mas o grande diferencial de Evan Smoak é a sua humanidade, praticamente ficou intacta mesmo após anos de treinamento rígidos e assassinatos letais.

 

Minha Opinião

“Órfão x” é um livro que com certeza vai agradar muitos fãs de HQ´s e fãs de suspense também. Como dito a acima, há muitos trechos do livro que os fãs Batman vão se identificar e outros aspectos das habilidades de Evan que muitos fãs do Justiceiro vão gostar. Não por acaso, o autor do livro, Gregg Hurwitz já colaborou em algumas histórias desses dos personagens aclamados dos quadrinhos.

Evan Smoak foi criado para ser o hitman perfeito em todos os sentidos: é habilidoso em vários estilos de lutas, sabe manipular com perfeição diversos tipos de armas, tem uns conhecimentos muito avançado sobre tecnologia, é resistente a dor e é capaz de se disfarçar em meio à multidão. O Órfão X é foi feito para ser um assassino letal, que faz as missões mais impossíveis nos cantos mais hostis do planeta. Falhas não são aceitas. Mas o que anos de treinamento árduo e missões difíceis não tiraram de Evan foi a sua humanidade, o que é incrível, pois é fácil transformar alguém em um assassino frio. Manter sua humanidade que é o difícil.

É essa humanidade que o faz perceber que há algo de errado no Programa Órfão. Infelizmente, é tarde demais para tutor de Órfão, o Jack Johns, e mesmo devastado com a perda de seu pai adotivo, Evan recomeça agora como o Homem de Lugar Nenhum, que logo se torna uma lenda urbana: um misterioso homem que aceita os pedidos de ajuda mais desesperados sem cobrar nenhum valor, Evan apenas pedes que seus “clientes” recomendem seus serviços para outras pessoas que estão em situações tão desesperadoras quanto. Mas é claro que não é nada é perfeito.

Mesmo que Evan siga um rígido código de conduta e sempre tente nunca se envolver pessoalmente com a clientela, em algumas situações é impossível tanto o leitor quanto Evan não levarem a situação para o lado pessoal. Seja um policial corrupto que obriga uma garota a deixar que ele moleste sua irmã mais nova ou gângsteres que sequestram o pai de uma mulher para quitar dívidas de jogos de azar, o Homem de Lugar Nenhum entra em ação para dar um fim em todos esses abusos com suas próprias mãos. E isso já o torna um personagem bastante carismático.

A trama de Órfão X é bastante densa,  onde o clímax vai aumentando a cada capítulo. Há bastante cenas de ação e combate relatados em seus mínimos detalhes, tanto que o exagero em detalhamento deixe alguns trechos maçantes, mas são bem poucos. A história tem ótimos plot twist, o que deixa o final bastante imprevisível e empolgante. Órfão X tem um daqueles desfechos abertos, que dão margem para mais sequencias. Ou não. Isso depende do autor. Será que teremos mais aventuras do Homem de Lugar Nenhum futuramente, Gregg? Tomara!!

 

 

O autor, Gregg Hurwitz

O autor, Gregg Hurwitz, sensualizando.

 

Sinopse Oficial

Quando garoto, Evan Smoak foi recrutado no orfanato onde vivia para fazer parte de um programa americano ultrassecreto. Rebatizado de Órfão X, ele foi treinado para ser um exímio assassino e enviado aos piores lugares do mundo para missões que ninguém mais conseguia executar.

Depois de longos anos de atividade, Evan deixa o programa e usa as habilidades de agente secreto para “desaparecer” e viver para um único propósito, agora sob o codinome de “Homem de lugar nenhum”: salvar e proteger pessoas pobres e indefesas como ele havia sido.

No entanto, seu passado de matador sangrento passará a assombrá-lo e também a seus protegidos. Alguém tão bem treinado quanto ele – talvez um ex-colega de programa? – está na sua cola, para tentar eliminá-lo.

 

Ficha Técnica

Data de publicação: 04/07/2016

336 páginas

ISBN: 978-85-422-0766-8

Código: 10167789

Formato: 16 x 23 cm.

Apresentação: Brochura com orelhas

Coleção: Outros

Preço sugerido: R$ 41, 90

Tainá de Oliveira

Sou Tainá de Oliveira, carioca da gema e tipicamente ariana! Rata de livraria, meu vício em livros começou já no berço. Jornalista, sonho em escrever livros tão bons quanto os que leio e que possam encantar crianças e adormecer adultos!

Você Pode Gostar

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: