Resenha: Fullmetal Alchemist Vol.1 – Editora JBC

Sinopse: Edward e Alphonse Elric são jovens alquimistas que estão em busca da lendária Pedra Filosofal para recuperarem os seus corpos. Ouvindo rumores sobre ela, os irmãos Elric vão para uma cidade profundamente devota ao seu Deus e àquele que divulga sua fé, o Pai Cornello. Este religioso tem praticado atos milagrosos que mais se parecem com transmutações alquímicas, e investigando a origem de tais milagres eles conhecem Rose, uma garota que busca na religião a esperança de rever seu amado. A jornada dos irmãos Elric que desafiará os limites da fé e da ciência começa aqui!


13495090_874027999370660_5920659121748938538_n


Aaaaaaaaa (gritando feito menininha rs)! Fala galerinha, estou gritando por finalmente ter em minhas mãos uma das melhores obras já criadas e única. Sim, estou falando de Fullmetal Alchemist, a obra máxima de Himoru Arakawa contando a trajetória dos irmãos Elric que desafiaram os limites da fé e da ciência.

A editora JBC está o relançando no Brasil em edição de colecionador, completo em 27 volumes e com periodicidade mensal. Fullmetal chega pra conquistar antigos e novos leitores na edição de colecionador que deixou um pouco a desejar…

O papel do mangá é off-set, capa com laminação fosca, porém sem páginas coloridas e nem capas internas coloridas, deixando um pouco “salgado” o valor do mangá de R$16,90. Mas, isso não tira o brilho que é Fullmetal Alchemist e sua verdadeira crítica a fé e ciência.


Foto 02-08-16 21 24 18


O que você daria para reviver sua mãe? O que você daria para trazer a alma do seu irmão de volta? Você sabe o que é a troca equivalente? Os irmãos Elric sabem muito bem quais são essas respostas.

Fullmetal questiona a relação de fé em Deus, presente meticulosamente na obra, fazendo todos pensarem se realmente Deus existe ou não. Com isso, os alquimistas acabam sendo considerados os mais próximos do território divino, se diferenciando de muitos fiéis na sociedade.

O Alquimista de Aço, Edward Elric, junto com seu irmão mais novo, Alphonse Elric, acabam numa pequena cidade atrás da pedra filosofal, um item capaz de trazer de volta a vida uma pessoa morta, onde um Padre usa essa pedra para se aproveitar dos seus fiéis seguidores, visando riquezas e status na cidade. E então somos apresentados aos conceitos de alquimia e transmutação, diferentes tipos de realização de alquimia variando entre pessoas e a transmutação sendo o maior pecado da alquimia, algo que invade o território divino criado por Deus e o homem foi proibido de entrar.


Foto 02-08-16 21 25 24


Opinião: Você já encontrou a resposta para o que é a troca equivalente? Pois é, Fullmetal faz você pensar em coisas diferentes e questionar a relação da existência de um Deus ou não, traz crítica a religião com o cuidado de não ofender a nenhuma crença. A obra máxima de Himoru Arakawa é, sem dúvidas nenhuma, uma das melhores já criadas e, se não, a melhor obra justamente por tratar de questões extremamente delicadas com relação a fé de diferentes pessoas.
Eu classifico essa obra com um 5/5, especialmente por conseguir fazer você pensar nesse tipo de assunto, que é a fé das pessoas em um Deus e o que essa fé pode fazer com seus fiéis seguidores.


Foto 02-08-16 21 26 16


Ficha Técnica: 

Autor: Hiromu Arakawa
Volumes: 27
Formato: 13,5 x 20,5 cm, cerca de 190 páginas
Preço: R$ 16,90
Periodicidade: mensal


Onde comprar: Fullmetal Alchemist Vol.1

Mateus Almeida

Estudante universitário de Publicidade e Propaganda, apaixonado por mangás, amante de séries e louco por livros. Ah, e tenho um relacionamento sério com um X-Bacon. Haha.

Você Pode Gostar

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: