Resenha de “Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática”, de Thalita Rebouças

“Esse livro me fez voltar a adolescência e foi bom matar a saudades dessa época dramática!”

ENREDO

Tetê é uma menina de 15 anos um tanto maluquinha, porém depressiva devido a certas coisas terem acontecido no decorrer de sua infância e continuarem acontecendo. Tendo de lidar com bullying, ser acima do peso, espinhenta, não gostar de se depilar, usar óculos e aparelho, ainda tem de lidar com o seu nome lindo de doer : Teanira. Siiim! TE-A-NI-RA, como ela mesmo diz.

Não bastasse todos os problemas que rondam a sua vida, agora Tetê tem de lidar com a perda do emprego de seu pai e ter que se mudar da Barra para o apartamento dos seus avós em Copacabana. E agora como será a vida neste novo bairro? A escola, será que todos vão ser legais com ela? Ou o bullying vai continuar? E se ninguém gostar dela? E se ela se apaixonar, sendo que não pode, porque foi uma promessa que ela mesmo fez à si própria?

Inspira, expira e não pira, Tetê! Dê uma chance ao desconhecido e se joga!

IMG_9275
Capa do livro.

IMG_9277
Lombada do livro, detalhes dos corações!

NARRATIVA

O livro é totalmente contado na visão de Tetê. Podemos entender tudinho que se passa na cabeça da menina quando ela enfrenta qualquer situação, desde a mais triste até as mais engraçadas e esquisitas. A leitura é bem leve e apesar do livro ter quase 270 páginas, o li em um dia de tão divertido que é!

A autora Thalita Rebouças tem um jeitinho todo especial de retratar o que se passa na cabeça dos jovens. Me lembro de quando tinha entre 13 e 16 anos (época que mais li os livros da autora) e achava incrível o quanto a Thalita me descrevia linha a linha com a personagem Malu, da série “Fala sério!”. Agora, lendo com 21 anos, é claro que deixei de pensar e ter muitas neuras “teens”, mas ainda fico boba com o jeito leve que ela trata coisas sérias e importantes da adolescência e me peguei saudosista dos tempos de colégio.

DESTAQUES

Em primeiro lugar o destaque vem para a protagonista. Caramba, cara ela é uma menina tão enrolada com as coisas que eu mesma me enxergava nela! Adorava ler as brigas mentais que ela tinha internamente. Queria dar um abraço gigante na Tetê.

foto1
Imaginei a Tetê parecida com a atriz Polliana Aleixo, quando estava acima do peso. Só faltaram os óculos!

Sem sombra de dúvidas também não deveria deixar de mencionar outro personagem INCRÍVEL deste livro que é um dos melhores amigos de Tetê, o Zeca. O guri realmente veio para dar uma guinada na vida da menina e ainda solta os melhores bordões. Nunca mais vou deixar de falar “Pelo amor de Getúliooo” só por causa do Zeca.

Aliás sobre os bordões, a autora Thalita cria uns que ficam na minha mente e não saem nunca mais. Por exemplo, quando eu lia os livros “Fala sério!”, me lembrava que a personagem falava muito “Tô chokita!” quando queria dizer que ficou abismada com alguma coisa. Eu simplesmente peguei isso pra vida e falo assim até hoje! Seríssimo. Tenho certeza de que o bordão “Pelo amor de Getúliooo” também já ficou na minha cabeça para nunca mais sair. Hahahaha

foto2
O figuraça do Zeca achei parecido com o cantor Troye Sivan.

MINHA OPINIÃO

O livro é ótimo para todas as idades, mas o foco mesmo são os adolescentes. Mesmo assim, acho interessante todos lerem (principalmente pais de adolescentes) para justamente poderem entender o que fica pairando na cabecinha confusa dos jovens. Às vezes, uma atitude egoísta dos familiares, ou a falta de diálogo, pode acabar causando transtornos no jovem tamanha a pressão que sofrem.

Achei que a autora foi sutil e delicada ao tratar assuntos como o bullying e de como ele pode acontecer com os mais nerds até os mais populares. A homossexualidade também é vista de uma forma bacana e sem julgamentos. Ou seja, não importa quem você seja, qual sua tribo ou orientação sexual, o que importa é se amar e cultivar toda e qualquer tipo de amizade.

Uma das coisas que mais amei foram as receitas que a Tetê jogava em algumas páginas. A personagem amava se aventurar na cozinha, então é claro, ela passou a palavra adiante e dá o passo-a-passo bonitinho de várias receitas que parecem ficar super gostosas. Claro que eu vou tentar fazer alguma delas!

IMG_9278
Olha que tudo essa receita de palha italiana! Hmmm!

 

SINOPSE OFICIAL

Tetê acaba de se mudar com a família toda para a casa dos avós em Copacabana, no Rio de Janeiro. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai perdeu o emprego, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo.

Além de perder a privacidade – tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo -, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz.

O lado bom foi se livrar do antigo colégio, onde sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa… O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola e sem conhecer ninguém. Ela morre de medo de ser excluída, de não fazer amigos ou de sofrer bullying novamente.

Apesar de ser uma garota divertida e bem-humorada, ela está mal. Ou talvez seja um pouco de drama, porque no primeiro dia de aula as coisas já parecem um pouco diferentes… Com o tempo, ela vai descobrir que sair da zona de conforto e enfrentar seus medos é a única maneira de ser feliz.

foto3
A autora Thalita Rebouças.

FICHA TÉCNICA 

Autora: Thalita Rebouças

Título: Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática

ISBN: 978-85-8041-579-7

Páginas: 269

Formato: 14x21cm

Editora: Arqueiro

Ano: 2016

Assunto: Ficção brasileira

Idioma: Português

Dayse Ribeiro

Oi,galera! Meu nome é Dayse, tenho 21 anos e estudo Jornalismo. Sou completamente apaixonada por cinema, séries (Game of Thrones e American Horror Story são meus xodós s2 rsrs) e claro, o Universo Nerd!

Você Pode Gostar

  • Resenha perfeita amore, adorei, vou com toda certeza comprar pra Luiza!

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: