Rebobinando: Caverna do dragão

Saudações Aficcionado de toda a bela américa, e bem-vindos a mais um rebobinando. Dessa vez trazemos para vocês um desenho que animou as manhãs de muitos na década de 80 e que passou até os meiados de 2014. A CAVERNA DO DRAGÃO (Onomatopeia de rugido)

Criação da Caverna do dragão

Caverna do Dragão, ou Dugeons and Dragões, para os íntimos, foi criado em 1983 pela TSR (Empresa de RPG, fundada pelo pai do gênero, Gary Gygax), Toei Animation e coproduzida pela Marvel (Sim, a Marvel, leu errado não.) O desenho teve 28 episodios escritos, contudo, apenas 27 foram ao ar (Logo será explicado).

Sinopse

A Sinopse do desenho é toda contada logo na abertura do desenho. Seis amigos decidem ir numa montanha russa com o nome de Dugeons e Dragons. Esses Jovens são: Hank, Sheila, Presto, Bob, Diana e Eric (Melhor personagem, na minha opinião). Então eles estão se divertindo na incrível montanha russa quando algo acontece, a montanha russa se transforma, surge um grande clarão e eles são transportados para uma terra desconhecida que chamam apenas de Reino. Perdidos nesse lugar que eles não conhecem, com monstros fantásticos, roupas que eles não lembravam de usar, eles conhecem o Mestre dos Magos (Velho safado para os mais chegados) que lhe entregam armas ultrapoderosas para que eles possam lutar contra os monstros enquanto buscam um modo de voltar para o seu lar.

 

Análise

Caverna do dragão trouxe emoções para muitas pessoas ao longo desses anos, mas talvez a emoção mais marcante na mente e coração dos jovens mancebos era a FRUSTRAÇÃO. Mas, por que?

Caverna do dragão foi um desenho que passou por quase 30 anos na televisão, sempre no mesmo canal. Rede Globo. Por 30 anos de passou sempre os mesmos 27 episódios, afinal, era o que tinha, mas qual era o problema nisso? O problema foi o EPISODIO FINAL. A xuxa brincou com os sentimentos de muitos jovens quando dizia: “O Episódio final da caverna do dragão vai passar em breve”. Por quase TRINTA ANOS, muitos esperaram esse episódio final, então quando você ligava no canal, dava 10h45m e fazia a abertura, todos falavam: “ É AGORA! ”, mas então passava novamente o episódio do monstro do pântano. Se não fosse pela internet, talvez, até hoje, as pessoas esperariam o episódio final da caverna do dragão todos os dias. Obrigado mesmo rede de televisão por nos iludir.

Acabando o desabafo. Voltando à análise.

Caverna do dragão foi um divisor de águas, ele abriu novas portas para o mundo da criatividade. O desenho havia uma história excelente, sendo melhor que a história de muitas animações atuais. Os personagens eram muito carismáticos e marcantes, é quase impossível esquecer o nome dos seis principais. Cada episódio nos apresentava algo novo daquele mundo fantástico. O RPG de mesa já existia a uma década, mas não era muito conhecido ainda no Brasil (Até hoje não é), mas o desenho caverna do dragão trouxe essa nova cultura para a casa de quase todos os brasileiros, afinal, assistir desenho é algo muito simples e de “fácil acesso”, já os livros de RPG era algo mais sofisticado, não era de fácil acesso.

Caverna do dragão fazia você viajar, imaginar que você poderia ser um arqueiro como o Hank, um Bárbaro como o Bob. Episódios com desfechos emocionantes e fortes lutas (para a época) além de muito humor e referência nos episódios que faz qualquer pessoa abrir um sorriso largo ao entender aquela piadoca.

Vale a pena assistir?

Sim, vale muito a pena assistir, e além disso. Vá jogar Dugeons e Dragons! Viva as mesmas aventuras que esse grupo de jovens tiveram. Lute contra as mais terríveis criaturas, salve princesas, consiga os tesouros, e não desista de seus objetivos. Caverna do Dragão é um excelente desenho para aqueles dias que você busca se inspirar. Essa animação tem muito disso, mensagens inspiradoras e desfechos marcantes. Assistiu o desenho? Quer saber mais sobre RPG? Deixe um comentário. VAMOS MARCAR!!

Curiosidades

– Embora tenha sido escrito 28 episódios, apenas 27 foram ao ar, o motivo do último não ter sido feito foi por problemas de verba e conflitos empresariais.

– Existe uma dúvida entre os fãns sobre em qual mundo está situada o desenho. Alguns acreditam que seja em greywahk, enquanto alguns acreditam ser forgotten realms, mas os produtores nunca revelaram nada, contudo, no jogo baldur’s gate, existem uma menção ao Hank que talvez seja apenas um Easter egg, ou seja uma dica.

– Embora o episódio final nunca tinha sido produzido, existe uma HQ sobre esse final, irei deixar um vídeo com uma excelente edição do quadrinho para vocês lerem

– O Episódio final de caverna do dragão não era bem o final, ele era o último episódio da 3º temporada e depois haveria uma grande mudança na história, mas deixo essa informação para os comentários.

Loki Kaenn

20 anos. Escritor amador e fanático por RPG, Cardgames e Boardgames. Alimentando o sonho de viver da literatura a cada dia

Você Pode Gostar

  • Bia

    Parabéns pela matériaa!

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: