Protagonistas femininas fortes que estão mudando a dramaturgia coreana – Parte 1

Já não é de hoje que temos percebido cada vez mais personagens independentes e decididas seja na televisão ou no cinema, que mudam seu próprio destino sem depender de família ou namorado e não aceitam levar desaforo pra casa. Isso tem sido cada vez mais freqüente com o aumento da visibilidade do feminismo e expansão dos movimentos sociais, e só nesse ano tivemos vários K-dramas onde a independência da personagem principal é não apenas uma tentativa de sobrevivência, mas um motivo de orgulho e de personalidade, não sendo tratado como fraqueza ou motivo para desdém, mas sim como uma característica que além de diferenciar as destaca das demais personagens. Atualmente estas personagens fortes e decididas são donas do próprio destino e da própria vida, e o que poderia antes ser considerado falta de feminilidade ou sinal de problemas psicológicos, hoje nos mostra que todas nós podemos sim ser o que quisermos, sem termos de nos preocupar em ser ou não aceitas pela sociedade, sendo donas de nosso próprio destino. Essas personagens, além de abrirem uma porta muito importante para a auto-aceitação de todas nós, tem rompido barreiras na sociedade, especialmente a coreana (muito conhecida por seu machismo e misoginia) e conquistado espaço não só na TV mas em nossos corações, pensando nisso, hoje trago pra vocês uma reportagem especial sobre personagens fortes que adoramos e que podem nos inspirar cada vez mais a não mudarmos nossas perspectivas e objetivos por imposição de ninguém. Vocês vem comigo? (:

1 – Makino Tsukuchi / Geum Jan Di (Hana Yori Dango / Boys Over Flowers) – 2007/2009

(Makino no anime “Hana Yori Dango”)

Hana Yori Dango é um dos doramas mais conhecidos de todo o mundo e também um dos mais assistidos, tendo vindo da série de mangá e anime de mesmo nome. Ele foi o dorama que iniciou grande parte das dorameiras no mundo dos dramas asiáticos (eu inclusa), e Boys over flowers (sua versão coreana) fez história na Coréia, sendo basicamente o dorama que expandiu o mercado televisivo da Coréia do Sul para o mundo. Resolvi começar com esse ícone do mundo dos doramas não apenas por ter um carinho especial por ele, mas por terem sido a Makino e a Jan Di exemplos claros de personalidade e determinação que eu tive prazer em me inspirar. Esqueça aqui as donzelas em perigo que precisam de um príncipe para salvá-las (não que haja nada de errado com elas, apenas os tempos mudaram), elas são fortes, decididas, trabalhadoras, donas do próprio destino e acima de tudo, não levam desaforo pra casa e não aceitam qualquer cara querendo mandar em suas vidas nem sua própria família. Nem todo mundo precisa ter tanta força de vontade, mas exemplos como elas servem para nos mostrar que ninguém pode nos impor o que fazer com nossas vidas de acordo com a visão da sociedade, e são uma boa influência para todas as garotas que cresceram ouvindo que precisam ser submissas para serem aceitas e encontrarem o amor. Fica aqui uma dica pessoal, quem te ama de verdade vai aceitar você como é de verdade, não mude pra agradar ninguém que não seja você mesma. ^^

“Eu já fui esnobada o suficiente por causa dos seus caprichos!

Doumioji não é uma pessoa que lixos como você podem entender!

Eu gostaria que você não falasse sobre a minha felicidade.

Porque eu deveria deixar você me chamar de estúpido?

INACREDITÁVEL!

Eu quero me tornar uma mulher no comando de sua própria vida”

 

“Eu sou uma erva daninha! Você pode puxar e tirá-la quantas vezes quiser, mas ela sempre crescerá mais forte do que nunca!”

 

“Você acha que só porque meu nome é Jan Di (algo como erva daninha) você pode pisar em mim o quanto quiser?”

 

 

 

 

2 – Eun Ha Won (Cinderella and the four knights) – 2016

A segunda personagem que eu trago hoje é a Eun Ha Won/Cinderella interpretada pela Park So Dam em Cinderella and the four knights. Como na história clássica, a Ha Won não poderia fugir do clichê da menina órfã que precisa lutar para sobreviver, mas seja por conseqüência da vida ou por vontade própria, ela é uma personagem forte e decidida que tem o controle da própria vida e não deixa ninguém dizer o contrário. Apesar de acabar morando com 3 meninos ricos e problemáticos ela se impõe e não deixa ninguém mandar em sua vida ou em como deve agir, e age única e simplesmente conforme sua própria consciência. Ao contrário de muitas personagens na mesma situação a Ha Won é extremamente corajosa, ela sabe exigir respeito, e sabe que não precisa de ninguém dizendo o que ela pode ou não pode fazer. Claro que ela ainda acaba sendo trouxa em relação à madrasta e seu pai (como na maioria das versões de Cinderella e do clichê garota pobre ♥ garoto rico), mas o importante aqui é que ela tem o controle da própria vida sem se importar com a visão que a sociedade tem dela como a falácia de que “meninas não podem ter cabelos curtos”, e nada poderia ser mais feminista que isso.

 

 

(Como você está olhando pra outro lugar quando você está bem do meu lado?)

 

(Eu sei que pessoas como você podem facilmente jogar fora essa quantidade de dinheiro)

 

 

(Mas existem muitas pessoas no mundo que não podem)

 

 

(Então pare de falar sobre coisas das quais você não sabe nada sobre)

 

 

(Esse é meu ultimo aviso para você, se você algum dia me tocar novamente, esse será o dia da sua morte)

 

Bom gente, eu planejava escrever sobre pelo menos 4 personagens hoje (já tenho até uma listinha), mas tive uns problemas de família e a internet também não tá muito amigável, tenho que voltar pra faculdade… enfim, por hoje vão ser só essas duas, mas semana que vem eu volto com mais personagens de Doctor Crush, Weghtlifthing Fairy Kim Bok Joo, Strong Woman Do Bong Soon, Fight For my Way e Age of Youth pra vocês, obrigado por acompanharem até aqui e até a próxima semana (:

 

 

Laura Amorim

Laura Helena, 19 anos, estudante de Artes e Design na UFJF, apaixonada por livros, animes, mangás, doramas, kpop, Owl City, cachorros e desenhos (:

Você Pode Gostar

  • ericorobert

    Essa mudança vai dar o que falar no cenário coreano.

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: