Protagonistas Femininas fortes que estão mudando a dramaturgia coreana – Parte 3

Boa noite pessoas, hoje para terminar essa sequência de matérias sobre protagonistas fortes e independentes resolvi falar pra vocês um pouco sobre Age of Youth (cuja segunda temporada vai estrear em breve) e o mais recente drama Fight For My Way, vocês vem comigo? (:

6 – Yoon Jin Myung e Kang Yi Na – Age of Youth (2016)

Bom, todas as personagens de Age of Youth são protagonistas fortes (não há duvida nenhuma sobre isso), então porque não vou falar sobre todas? Bem, eu resolvi falar hoje só da Jin Myung e da Kang não apenas pra matéria não ficar muito grande ou por elas serem minhas favoritas, mas porque na minha opinião dentre todas elas são as mais independentes e com a história mais bem trabalhada (não desmerecendo as outras obviamente), mas apesar de serem personagens completamente opostas elas aprendem muito uma com a outra e são as que tem uma vida mais difícil, sem ter uma família de apoio ou muitas pessoas próximas em quem confiar.

 

 

A Jin Myung é sem dúvida a personagem que mais sofre em todo o dorama, mas é também a mais forte e corajosa de todas, mesmo não tendo família, tendo que sustentar as dívidas da mãe que praticamente a abandonou e o irmão no hospital, ela trabalha em três empregos e ainda paga a própria faculdade (uma rotina dura que infelizmente não é novidade para muitos de nós), tendo que se dividir entre seus estudos e seus empregos. Muitas pessoas detestam a personagem da Jin Myung, acham ela rude e mal educada, mas a partir do momento em que a gente entende a vida que ela está sendo obrigada a levar, suportando os abusos do chefe, a cobrança de agiotas e uma rotina pesada, e enfrentando tudo de cabeça erguida, a gente começa a entender e gostar um pouquinho dela (ou muito como aconteceu comigo). Que ela é dona da própria vida não é novidade nenhuma, mas poucas pessoas tem a resistência de enfrentar tudo que ela enfrentou e continuar seguindo em frente, por isso coloco ela aqui nessa listinha. ^^

 

Apenas peça demissão

Eu não posso me demitir

Pra mim, esse lugar é como um teste

Uma experiência, tipo isso 

Se eu não conseguir durar aqui, não conseguirei em lugar nenhum 

Mas se eu conseguir, posso durar em qualquer lugar

 

Sinto como se tivesse perdido meu caminho…

 

 

 

Então vamos à Kang Yi Na. Confesso que da primeira vez que eu assisti o dorama eu odiei a Kang com todas as minhas forças, chegando até a pular algumas cenas dela, mas quando assisti pela segunda vez comecei a entendê-la um pouco melhor. A vida dela é fácil se comparada à da Jin Myung, ela não se esforça muito e está sempre com as melhores roupas e sapatos indo aos melhores restaurantes e gastando milhões de yenes por mês. Temos aqui a maior contradição do dorama, duas personagens extremamente parecidas, cujas situações traumáticas as levaram por caminhos completamente opostos. A minha raiva da Kang sempre foi por ela fazer questão de mostrar pra Jin Myung como a vida dela era fácil e como ela podia se dar ao luxo de ter o que quisesse enquando a outra lutava para sobreviver, mas ao longo do dorama acabamos percebendo que o desprezo de ambas as partes pela outra é apenas inveja e vontade de viver uma vida diferente, coisa com a qual nós sempre acabamos tendo que lidar na vida. Passando à personalidade da Kang eu posso dizer que ela é uma personagem poderosa, ela tem confiança, tem coragem e persegue aquilo que quer sempre (seja isso uma coisa boa ou ruim), ela enfrenta seus medos e pesadelos de frente e não deixa que ninguém diga o que ela pode ou não fazer, e é a coragem que ela demonstra indo enfrentar até mesmo uma pessoa que tentou matá-la que me fez colocar ela aqui também.(Infelizmente não teremos a Kang na segunda temporada além de poucas participações, e suspeito que seja por causa do escândalo recente envolvendo seu ex grupo T-ARA, mas vamos torcer para que a Hwa Young continue trazendo cada vez mais personagens maravilhosas pra gente) 

 

Voce me lembra do meu espelho do banheiro

Do que você está falando?

Você é honesta demais, isso me deixa irritado

Amigos não deveriam photoshopear a realidade de suas vidas para os outros

 

Eu te odeio porque tenho ciúmes de você

Te odeio porque me faz ter inveja de você 

Te odeio porque você não tem absolutamente nada, e ainda assim faz eu me sentir tão pobre 

Eu te odeio porque gostaria de ser como você, mas não posso.

Então não posso fazer nada que não seja te odiar

 

A vida é mais frágil que um brinquedo barato 

 

7- Choi Ae Ra – Fight For My Way (2017)

 

A Ae Ra é outra personagem corajosa que não podia mesmo faltar aqui. Seu sonho sempre foi ser uma grande locutora de televisão, mas mesmo tendo acabado como atendente de uma loja ela nunca desistiu de seguir com o que acreditava. Esse dorama entrou pro meu coração por retratar (assim como WFKBJ e Age of Youth) a vida de uma personagem pobre de verdade, que não precisa passar por nenhuma transformação e nem ir atrás de nenhum príncipe encantado para correr atrás dos seus objetivos e seus sonhos. Além disso, ela tem personalidade, ela sabe se impor e dizer o que quer, se fazer ser respeitada (mesmo quando se encontra num ambiente prioritariamente masculino como o ringue de luta) e claro, não leva desaforo nem humilhação pra casa. Dentre todos os doramas que eu já vi, a personagem em que eu mais gostaria de me inspirar é ela sem dúvida, sua força, seu carisma e principalmente a forma com que ela conduz não só a própria vida mas tudo à sua volta, sua atitude em relação a tudo fazem com que ela seja uma grande inspiração para todas nós!

 

Eu não estou “sendo bonitinha”, eu nasci linda 

 

Eu tenho o direito de não aceitar que meus sentimentos sejam machucados

 

Eu estou satisfeita com a minha vida, então porque você acha que pode me olhar como se eu fosse inferior?

 

Por hoje é isso gente, muito obrigado por acompanharem até aqui, até a próxima semana (:

Laura Amorim

Laura Helena, 19 anos, estudante de Artes e Design na UFJF, apaixonada por livros, animes, mangás, doramas, kpop, Owl City, cachorros e desenhos (:

Você Pode Gostar

  • Amei demais essas matérias! Amo personagens fortes!

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: