Programas Musicais Coreanos

Annyeonghaseyo!

Muito se fala em pontuação de charts nos programas musicais, mas nem sempre fica claro para todos o que isso significa. Pensando nisso, viemos falar justamente como funcionam e quais são os programas musicais da Coreia.

Aqui descreveremos cada um dos programas, como funcionam seus esquemas de pontuação e a sua importância dentro do cenário musical.

Assim como no Brasil, existem vários canais de TV na Coreia, e cada canal tem seus próprios programas musicais, esse programas são semanais, uma vez por semana cada um. Existe um sistema de pontuação nos programas, os chamados charts, e cada um tem seu próprio padrão de contagem de pontos, ou seja, um programa é diferente do outro no seu sistema do somatório de notas.

É a partir desses programas, que os grupos fazem suas performaces, tanto para apresentar as músicas novas de um comeback, ou um debut stage, (primeira apresentação ao vivo de um grupo que está debutando), fazem suas promoções, medem seus níveis de popularidade, e inclusive, ganhar suas premiações.

Para exemplificar melhor, são as performaces que podemos ver no youtube. Os programas costumam por online, em seus canais virtuais, as apresentações que aconteceram na semana, e até mesmo de premiações importantes.

Como já dito, cada programa é apresentado uma vez por semana, acompanhe os dias e os horários que cada um dos programas acontecem. Lembrando que os horários são referentes a Coreia (KST).

 

É possível ver alguns desses programas pelas TVs por assinatura, contando que o canal faça parte do contrato do seu pacote. Mas também é possível ver diretamente online, sem legenda, mas para as apresentações, é bem divertido. Mas vale lembrar, que sempre existirá o youtube.

Já se sabendo o meio de assistir,e o dia dos programas, vamos explicar o sistema de pontuação de cada um deles.

Inkigayo
(desde 1991)

 

Apesar de ser o mais antigo dos programas, ele é um pouco confuso, isso devido ao fato de já ter seu nome alterado várias vezes, ter saído e voltado ao ar, também muitas vezes, mas apesar de tudo isso, atualmente continua a ser apresentado.
Apesar de ser popularmente conhecido com Inkigayo, seu nome atual é The Music Trend, na sua estreia, em 1991, era conhecido como SBS Popular Song que era um chart show. Depois de sua primeira suspensão,retornou exatamente como era, em 1993. No ano de 2003, deixou de ser um chart, para ser um Take 7, onde os sete artistas mais populares competiam pelo prêmio Canção Mutizen. Finalmente em 2007, deixou de ser um programa gravado, para ser transmitido ao vivo, a fim de aumentar a sua audiência e popularidade, e adotou o formato que permanece até os dias de hoje.

Desde sua estreia, apresenta uma rotatividade de apresentadores, sendo trocados a cada 6 meses em média.

Sua forma de premiação acontece da seguinte maneira:
55% da nota, através das vendas digitais;
35% da nota, através do número de visualizações no youtube, pelos canais oficiais, ou do canal 1theK;
5% da nota, vendas físicas do álbum;
5% da nota, votação da platéia vendo a apresentação, e telespectadores vendo ao vivo.

 

Musik Bank
(desde 1998)

 

Um dos programas mais antigos e importantes, também é o programa com o maior número de apresentação por países, 72 no total, isso devido a popularidade do k-pop em países estrangeiros; inclusive, uma apresentação já aconteceu no Brasil, em 2014, com apresentação do SHINee, CNBlue, Infinite, MBLAQ, B.A.P, Ailee e M.I.B..

 

 

A rotatividade dos apresentadores, não tem padrão ou média, variando entre um ano e uma semana entre as trocas de apresentadores.

Sua pontuação é feita da seguinte forma:
65% da nota, através de vendas digitais;
20% da nota, através do número de vezes que o MV é exibido na KBS;
10% da nota, através dos votos dos telespectadores;
5% da nota, através de vendas físicas.

 

M! Countdown
(desde 2004)

 

Apresentado pro Tony An e Shin So Yool, é transmitido ao vivo, além da Coreia, para China, Japão, Vietnã, Taiwan e Estados Unidos. A apresentação é feita com os artistas mais populares da atualidade, com seus lançamentos mais recentes. Um diferencial do do programa, é a Triple Crown (Coroa Tripla), é o nome dado ao idol ou grupo que consegue vencer o M! Countdown por três semanas seguidas. Conseguindo isso ele deixa de competir, só voltando com um lançamento novo.

Sua votação é feita da seguinte forma:
50% da nota, através de vendas físicas e online;
30% da nota, através de votação online no site do M! Countdown;
10% da nota, através da votação de juízes profissionais;
10% da nota, através da votação de envio de SMS ao vivo.

 

Show! Music Core
(desde 2005)

Assim como o Inkigayou, também teve muitas alterações de nome, além de entrar e sair do ar várias vezes, até finalmente se estabelecer. Até 2015, o sistema de votação era feito através da sua própria divisão, mas desde 2016, não tem mais votação, servindo assim como um programa de divulgação e apresentação de k-pop. Tendo suas apresentações transmitidas ao vivo no youtube e em alta qualidade. A apresentação do programa, também acontece por meio da rotatividade dos apresentadores, tendo uma média de 5 meses de apresentação, com grandes nomes do k-pop, como T.O.P, Seugri, Daesung, HyunA, Suzy, Taeyeon, Tiffany, Seohyun, Yuri, entre outros vários idols.

 

The Show
(desde 2011)

 

Também conhecido como MTV The Show, apresenta como diferencial, o fato de focar, além do mercado coreano, também no mercado musical chinês. A apresentação é feita por uma média de quatro apresentadores por temporada, cada um ficando por um tempo determinado a frente do programa, dentro da temporada.

Sua votação é um tanto quanto confusa, e é feita da seguinte forma:
70% da decisão final, dividos em:
35%, através de um aplicativo chamado SNS e vendas físicas e digitais;
35%, através de vendas físicas e digitais, na China;
30% da decisão final, dividos em:
15%, através de votação via SMS. (coreano)
15%, através de votação do site Tudou (site de vídeos chinês, semelhante ao youtube).

 

Simply Kpop
(desde 2011)

 

É totalmente voltado para a interação com a platéia, o que lhe dá um diferencial em relação aos outros programas. Além de ser um programa todo em inglês, os outros são em coreano, é possível assisti-lo através do viki, ou dramafever. E além desses diferenciais, ainda resta o mais impressionante, em comparação com os outros, não é um programa de competição, nunca foi, e sim de interação entre os idols e a platéia. É apresentado por diversos artistas aleatórios, que mesmo durante a apresentação, atuam com o seu grupo e interagem com o público.

 

Show Champion
(desde 2012)

 

São escolhidas as 9 músicas mais populares da semana, ou seja, toda semana há um alteração das músicas a serem votadas; claro que é possível que músicas se repitam, só depende da popularidade de cada uma. E os artistas de cada uma dessas canções, se apresentam para escolher o vencedor. A apresentação é feita pelo Shin Young, Shindong e Kyung Jin.

A escolha é feita da seguinte forma:
50% da nota, através das vendas digitais do álbum;
20% da nota, através das vendas físcas do álbum;
15% da nota, votação online;
15% da nota, votação de especialistas da área.

 

King of Mask Singer
(desde 2015)

 

Esse não é bem um programa, é um bloco dentro de um programa chamado Sunday Night, e os artistas cantam usando máscaras, com o propósito de ser um programa de competição entre os artistas. O motivo da máscara, é ocultar a identidade dos idols, para deixar a votação de forma imparcial. A votação é feita pela platéia do programa e por uma comissão de jurados convidados. A identidade do idol, é revelada no momento em que ele é eliminado da competição. Basicamente, não é um programa de premiação, ou pontuação de charts, mas, um programa para mostrar a capacidade vocal do idol, sem preferência por determinado artista.

 

Então queridos kpoppers, esses são os programas musicais da Coreia, e todo o seu esquema de pontuação. Assim sendo, podemos muito bem ser capazes de ajudar nossos grupos e idols preferidos a terem melhores pontuações, e até ganharem os charts.

Só precisamos dar bastantes visualizações nos MVs através dos canais oficiais, votar nos sites, e se tivermos uma condição financeira melhor, comprar as músicas digitais, ao invés de baixar o famigerado piratão, e por que não, até mesmo comprar os álbuns físicos.

E nos conte, qual seu programa preferido? Não conhecia algum? Ficou interessado em outro? Aproveite a acompanhe, e vamos ajudar dando views.

Fighting!

Fonte:
Nunca Pause o MV | wikipédia | kpopnow

Igor Cuiabano

Designer gráfico, viciado em séries, animes, mangás e quadrinhos, principalmente Marvel. Ouvinte assíduo de k-pop, sempre uma música pra qualquer momento. Adoro passeios ao ar livre.

Você Pode Gostar

  • Alexandre Ivo

    o pessoal de lá gosta de inovar!

  • Thamirys

    Eu não conhecia nada em relação como são os programas lá, gostei muito das informações.
    Parabéns

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: