Preconceito Literário, você tem?

Hoje,  larguei um pouquinho das resenhas e vim falar de um assunto que me incomoda tem um bom tempo: o PRECONCEITO! E não estou falando da modinha atual onde tudo é preconceito, e nem dos preconceitos sérios que levam a prisão, mas sim de um preconceito onde ninguém vê mal e que ocorre pela falta de conhecimento.

Resolvi falar no que, em minha opinião, é um dos gêneros que mais geram esses sentimentos: os livros de romances hot. Sei que cada um tem seu percentual de preconceito como nos casos dos livros religiosos, por exemplo, a maioria acha que é somente para pessoas extremamente fervorosas ; ou que livros de autoajuda são lidos somente por pessoas com probleminhas;  que livros de romance só serve para menininhas iludidas, e até aquelas pessoas que preferem livros internacionais e sequer dão uma chance aos nacionais por puro preconceito;  de que aventuras são pra crianças,  pois adultos não podem e nem devem se permitirem fugir para um lugar mágico. Completamente absurdo, não é? Porém, muitos pensam assim, mas e infelizmente com os hot são piores.

As pessoas que curtem literatura hot logo é taxada de tarada, depravada, que gosta de um bom sexo, mas vem cá: E se ela gostar? Qual o problema? Gostar de sexo é ruim,  por acaso? Mas, para um mundo tão evoluído e tão para frente em alguns aspectos, ainda vejo preconceito quando uma pessoa deixa claro o seu gosto literário, Além do mais se for algo envolvendo sexo. É como se estivéssemos dizendo a plenos pulmões que adoramos holocausto!

Sério, às vezes me falta a paciência e a vontade que tenho é de mandar todo mundo tomar em Marte! Na boa!

mulher-lendo_2

O livro mais conhecido dos hot é o 50 Tons de Cinza. Foi o exemplar que teve o “boom” mundial, que mostrou para todos que as mulheres curtem ler sobre sexo. Só que muitas pessoas nem imaginam que para as acostumadas à ler hot, 50 Tons não é nada de mais, já que, milhares de romances hot existem.  Entretanto, agradeço imensamente a ideia da autora, pois assim ela deu voz ao nossos gostos que até o momento era mudo, escondido, disfarçado por medo do preconceito alheio.

Mas o que mata de verdade é a ignorância de algumas pessoas que ouviram falar da história, não conhecem, não lê, e ainda malha o gosto da galera.

E o que acaba acontecendo é que muitos dos leitores, na sua maioria mulheres,  ainda não lê seus livros publicamente, com medo de não serem vistos com bons olhos. O que nos resta fazer? Nos escondermos para ler? Se você não gosta desse gênero que bom para você, eu te respeito por isso, então por quê não posso ser respeitada pelo meu gosto literário?

viagem-207-35-ed-1

Qual é a primeira coisa que passa na sua cabeça quando vê alguém lendo? Eu não sei vocês, mas me contorço toda, louca para ver a capa e sorrir para o leitor, pois automaticamente me sinto ligada à ele. Temos algo em comum, aquela pessoa pode ser um potencial amigo, me indicar novos livros!

Agora se você pensa: “Poxa não curto, mas é um leitor, que legal!”, você é um exemplo.

Porém se pensa: “Não gosto desse estilo, e quem gosta é um depravado.”, ou pior, “Deve ser mal amada, solteirona, na seca.”, me desculpe, mas você é um imbecil. Não consigo imaginar menos de uma pessoa que pensa assim.

Vamos lá, o fato de alguém ler um livro de bruxaria faz dele bruxo? Ou policial faz dele um detetive? Não, né? Então por quê uma pessoa que lê hot tem que ser taxado de adjetivos tão ridículos? Já vi pessoas sendo xingadas no ônibus simplesmente por estarem curtindo sua leitura, assim como já vi muitas muita gente esconder seus livros  para poder ter a liberdade de ler em paz. Isso é absurdo e ridículo.

Como muitos, comecei a ler esse gênero pelo 50 tons de cinza, e a Ara por exemplo, já tinha lido esse gênero muito antes e confessou que a trilogia nem é a sua favorita. Voltando, ele foi o meu primeiro e ao contrário dos que os preconceituosos pensam, não é um livro pornô que não tem enredo. Tem sim, todos tem! Então um conselho: não fale do que não conhece, cada um tem o direito de gostar de um estilo isso é totalmente pessoal. Faça como o Érico, ele uma vez me disse: “Quando não sei o assunto eu nem me atrevo em discutir sobre o livro, dou minha opinião só quando leio”. Isso não é muito mais legal? Respeito é bom e todo mundo gosta, não é mesmo? Nós já fizemos a resenha desse livro ( Aqui )

Mas lógico que vai ter aquele que vai responder que não é obrigado a gostar desse gênero e se incomoda mesmo.

Claro que você não é obrigado, mas tem que aprender a conviver e respeitar o gosto alheio.

Agora sou eu que pergunto sinceramente, quem não gosta de sexo?

Qual o problema de ler um romance que contenha sexo? Não vejo problema nenhum! É natural do ser humano, e uma mulher não vira uma P* por ler esse estilo de livros. Não somos obrigados a esconder do que gostamos, não vou ler somente no meu quarto pra ninguém ver! O livro é meu, a leitura é minha e eu gosto!


6878_1025768847464679_766159950598909232_n

 

 

 

E se você acha que não pode te acrescentar em nada esse tipo de leitura, te convido à assistir o vídeo que o Érico e Ara fizeram explicando de forma simples e clara os benefícios da leitura hot. (Aqui)

Preconceito literário não deveria existir e decisões são coisas pessoais que não cabem outros julgarem. Se não aceita, não gosta, RESPEITE! Como nossa colunista Dayse me disse: “Não podemos julgar ninguém pelo seu gosto. No mundo literário cada um tem SEU mundinho”. Eu participo de vários mundos. Já viram Divertida Mente? Que na cabeça da personagem principal existem várias áreas? Sou eu com a leitura, gosto praticamente de todos os estilos, e os que não costumo curtir, não julgo.

Vamos ler sem preconceito e como Érico sempre diz: “Espalhe a palavra!”

Boa leitura para todos!

Thami Cheble

Gosto muito de ler! Tenho costume de me colocar no lugar do personagem pra entender melhor ainda o que ele sente, e se me ver rindo igual louca quando estou lendo não ligue, isso é normal mas, se me ver chorando nem pergunte! Não interrompa minha leitura.

Você Pode Gostar

  • Thamirys

    Concordo kkkkk Já pensou em se tornar tudo que le? Maravilhoso isso.

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: