Novos Sons no K-pop

Annyeonghaseyo!

É notável que o som do k-pop vem se modificando ao longo dos anos, algumas das mudanças são tão marcantes, que iniciam uma nova geração e marcam tendência dentro do k-pop.

Atualmente é possível ver algumas mudanças que estão ocorrendo dentro do mercado musical. Alguns grupos estão adotando sons diferentes, com elementos e estilos sonoros que se destacam da normalidade da indústria.

É sempre bom buscar elementos novos, isso revitaliza a imagem do grupo, o seu conceito e estilo, além é claro, de trazer mais destaque para a canção e para o grupo/idol. No ano passado, muitas novidades no estilo sonoro se mostraram nos lançamentos.

Vamos conferir alguns grupos que experimentaram essa mudança, trazendo grandes singles para o k-pop.


Uhm Jung Hwa
Watch Me Move

 

Sua música sempre trouxe um calor que impulsiona a dançar, e seu último álbum veio bastante recheado desse sentimento. Em “Watch Me Move“, o som é mais eletrônico, buscado os antigos estilos de discoteca, e tem fortes influências americanas e inglesas.

 

Block B
Yesterday

 

Um grupo que sempre se diferencia nos seus lançamentos, o Block B, apostou mais no estilo rock underground ao lançar o single “Yesterday“, combinando raps, com instrumentos variados, é definitivamente uma canção que se contrasta perante o k-pop.

 

Lovelyz
WoW!

 

Uma canção fortemente influência pelo funk, mas não o funk carioca do “batidão“, e sim o funk melódico de George Clinton, com toques de guitarra e instrumentos de percussão. Todo esse conjunto sonoro se encaixa delicadamente nas doces vozes das meninas do Lovelyz, um grupo conhecido por surpreender.

 

BTS
Blood Sweat & Tears

 

Um dos maiores grupos da atualidade, e que cresce a cada lançamento, os meninos do BTS, reinventaram ao lançar “Blood Sweat & Tears“. Com uma batida tropical, com uso de sintetizadores, elevou o grupo a um novo patamar. A canção é pulsante e faz o corpo querer dançar sozinho.

 

Dreamcatcher
Chase Me

 

Talvez um dos mais inovadores estilos dentro do k-pop, foi o single de debut das meninas do Dreamcatcher. “Chase Me“, pode ser facilmente tida como “aquela música de anime“, pois sua influência no hard rock, com guitarras pesadas vibrando ao longo da canção, bateria apoiando e dando o ritmo as vozes das meninas, se encaixam muito bem no estilo das bandas japonesas de visual kei. É um contraste tão forte com o mercado atual do k-pop, que abre uma brecha para enormes possibilidades.

 

K.A.R.D
Don`t Recall

 

Claro que os queridinhos da vez estariam nessa lista. O grupo misto KARD que aumenta sua fama a cada dia, também buscou se diferenciar, não só pela sua formação, mas pelo seu estilo sonoro. “Don’t Recall” é um hip-hop com um toque tropical, que engloba muito do estilo caribenho, até mais do que BST do BTS. O grupo pegou um estilo totalmente de fora da Coreia e o colocou de forma primorosa dentro do k-pop.

 

E você, gosta desses estilos diferentes, ou prefere o mais tradicional? O k-pop é uma enorme evolução que sempre nos surpreende, mesmo que seja resgatando um estilo passado, ou inovando totalmente dentro da indústria.

Ouvir e gostar de k-pop é experimentar o novo e o diferente a cada single novo.

Espero que tenha gostado desses sons diferenciados, alguns mais conhecidos, outros nem tanto, mas cada um com sua particularidade inovadora.

Até a próxima!

Fonte:
allkpop

Igor Cuiabano

Designer gráfico, viciado em séries, animes, mangás e quadrinhos, principalmente Marvel. Ouvinte assíduo de k-pop, sempre uma música pra qualquer momento. Adoro passeios ao ar livre.

Você Pode Gostar

  • Thamirys

    Como AMO suas matérias! Perfeito, como sempre.

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: