Morre KIM JONGHYUN, vocalista do boygroup SHINEE!

Olá, leitores do Sou Aficcionado…

Espero que todos estejam bem e saudáveis.

Hoje trago uma notícia muito mais do que triste à vocês… Uma notícia devastadora, súbita e que pegou muitos fãs do grupo SHINee e de toda a cultura pop coreana de surpresa.

Na tarde do dia 18 de dezembro de 2017 (no horário da Coreia do Sul), os noticiários coreanos e os sites de K-Pop de todo mundo reproduziram a notícia de que o grupo masculino da SM Entertainment, SHINee, havia perdido um de seus integrantes, este sendo Kim Jonghyun, de apenas 27 anos de idade.

É com grande pesar que escrevo essa matéria, ainda não consigo pensar direito depois do ocorrido, mesmo não tendo acompanhado nada do SHINee desde que conheci o K-POP. Tudo o que eu conheço são duas músicas, mas isso não quer dizer que eu não tenha ficado extremamente abalada como metade do mundo nesse momento.

Além disso, o motivo do falecimento de Jonghyun traz à tona um assunto que a sociedade hoje em dia tende a ignorar, subestimar, menosprezar e banalizar: depressão.

Kim Jonghyun fora encontrado inconsciente (durante uma parada cardiorrespiratória) por sua irmã em seu apartamento localizado Gangnam, Seul, por volta das seis horas da tarde (no fuso horário coreano) e levado imediatamente ao hospital, mas acabou vindo à óbito minutos depois.

Antes disso, segundo a própria irmã do artista, Jonghyun a enviou algumas mensagens de texto deixando subentendido que cometeria suicídio. A irmã acionou a polícia de imediato, alegando: “eu acho que meu irmão está prestes a cometer suicídio”.

A ligação fora feita por volta de 4h40min, mas a polícia só chegou quase duas horas depois, quando o cantor já se encontrava em estado inconsciente. A polícia também afirmou que encontraram uma frigideira com líquido marrom na residência de Jonghyun, que mais tarde fora identificado como briquete de carvão.

Jonghyun morreu devido à intoxicação de monóxido de carbono.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Não divulgarei nem a carta e nem as mensagens escritas pelo Jonghyun sob essas circunstâncias porque vai contra a cartilha da OMS sobre a prevenção ao suicídio. A divulgação de tais informações pode deixar pessoas sensíveis muito expostas e agir como um gatilho para aqueles que pensam em tirar suas próprias vidas. Em respeito à isso, a tradução não será deixada aqui, espero que entendam.

Muitos internautas ainda pensavam positivo diante da notícia de que Jonghyun ainda estava vivo, porém correndo sério risco de vida pela intoxicação.

A empresa responsável pelo artista, a SM Entertainment, ainda não havia se pronunciado oficialmente e isso alimentava a esperança de muitos. Entretanto, algumas horas após o internamento de Jonghyun, saiu a nota oficial, devastando de vez amigos, fãs e internautas sensibilizados com a situação.

Segue a carta postada pela SM Entertainment:

“Olá, aqui é a SM Entertainment.

Lamentamos entregar notícias tão dolorosas e infelizes.

Em 18 de dezembro, o membro do SHINee, Jonghyun, deixou nosso lado inesperadamente.

Ele foi encontrado inconsciente em um hotel residencial em Cheongdam-dong, Seul, e foi levado às pressas para um hospital próximo, mas foi declarado morto na noite do dia 18.

A tristeza profunda não pode ser comparada com a de sua família, que teve que deixar seu filho e irmão amoroso, mas os funcionários e artistas da SM Entertainment, também com grande choque e tristeza, estão oferecendo suas condolências.

Jonghyun foi o melhor artista que amou a música mais do que ninguém e sempre trabalhou duro por sua atuação.

É devastador entregar uma notícia tão triste aos fãs que lhe deram um grande amor.

Nós pedimos que você se abstenha de fazer rumores ou relatórios baseados em suposições em relação à sua família, que estão profundamente angustiados com a súbita notícia.

Como desejava sua família, seu funeral será realizado da maneira mais silenciosa com seus familiares e colegas de trabalho.

Mais uma vez, oferecemos nossas mais profundas condolências.”

Após a confirmação da morte de Jonghyun, uma trainee conhecida como Han Seo Hee se pronunciou em sua rede social, deixando uma longa mensagem expressando sua profunda tristeza com a infeliz perda do amigo de longa data.

Ela relembrou seus tempos passados juntos e expressou muito arrependimento e tristeza por não estar lá para ele em seu momento de necessidade.

No final da mensagem postada como legenda de uma foto no Instagram, Han Seo Hee despertou preocupações quando ela acrescentou: “Eu vou te ver em breve”.

Muitos artistas também postaram em suas redes sociais, sensibilizados e arrasados com notícia da morte súbita de Jonghyun, dentre eles:

 

Luhan (ex-integrante do EXO):


“Eu não consigo acreditar. Descanse em paz. Você foi o melhor vocalista.”

 

Tao (ex-integrante do EXO):

Eu não posso acreditar… A primeira vez que eu fui para a Coreia, o clima estava muito frio, então na primeira vez que fui a uma estação de transmissão, ouvi a música ‘Hot Times’ pela primeira vez. Uma lembrança tão bonita. Por causa desse apresentação, essa música, eu queria ir rápido para o palco e queria começar a praticar. Obrigado por ser minha força. Hyung, você foi o primeiro sunbaenim que conheci na Coreia. Agora meus sentimentos são apenas … impossíveis de descrever.

 

Park Ji Min:

“Por favor eu ainda não consigo acreditar nisso. Descanse em paz.”

 

 

Jun.K (integrante do 2PM):

“Meu coração dói tanto. Deve ter tido tantas preocupações e dor por trás do brilho… Eu espero que ele esteja em paz…”

 

Nichkhun (integrante do 2PM):

“Descanse em paz.”

 

 

JunHo (integrante do 2PM):

“E não consigo acreditar nisso. Eu não quero acreditar nisso…”

 

 

Jae (integrante do DAY6):

“Ele foi uma das minhas primeiras influências coreanas, meu coração dói com essa tragédia. Do fundo do meu coração, que ele descanse em paz.”

 

A cantora e integrante do grupo Girls’ Generation, Kim Taeyeon, cancelou um fansign assim que soube da morte do amigo e colega de trabalho.

Além disso, muitos haters sem coração e nem um pingo de empatia foram às redes sociais de Taeyeon (principalmente no Instagram da cantora) e deixaram mensagens de ódio gratuito, mandando ela “ser a próxima”, pedindo para que ela “aproveitasse o que Jonghyun fez e fosse junto”.

É sabido que Taeyeon também sofre com depressão e era muito próxima de Jonghyun. Em abril de 2017, ambos lançaram um dueto chamado “Lonely” com letras escritas pelo próprio Jonghyun, cujas quais deram muitos sinais do que ele estava passando por dentro, mas infelizmente não foram ouvidas da maneira correta.

“Baby, eu sou tão solitário, tão solitário
Eu sinto como se estivesse sozinho
Quando eu lhe vejo tão cansada, eu me preocupo
Que sou um peso para você, que sou demais”

Por mais ou menos dois dias, “Lonely” ocupa a primeira posição no Chart da Melon, e outras músicas do artista estão entre os primeiros lugares.

A cantora foi se pronunciar somente na tarde do dia 19, com uma mensagem tocante e triste em seu Instagram, onde a última frase deixou muitos fãs preocupados e com o coração na mão:

“É você, e não há ninguém que não te amaria porque existe uma versão diferente de você. Eu realmente gosto de você, eu te amo, quero te confortar e te abraçar apenas mais uma vez. Isso foi algo que eu tive a oportunidade de fazer, mas me odeio por não ter feito. Eu estou tão triste, nosso precioso Jonghyunnie. Se eu te chamar e dizer seu nome, sinto como se você fosse dizer ‘Yeah!’ em um tom alto, nosso Jonghyunnie. Sinto muito pela noona não ter te abraçado bastante, eu sinto muito. Eu te amo e obrigada. Lembro de quando você disse que escreveu ‘Lonely’ pensando em mim e todo o processo. Nós somos parecidos. Nós somos semelhantes. Conhecemos esses sentimentos. Kim Jonghyun, que é o artista mais original, legal e incrível da minha vida, realmente sinto sua falta e quero segurar sua mão.
Jonghyun-ah, você é o melhor.
Você realmente trabalhou duro.
Vou me certificar de que você não está solitário.”

Jonghyun sempre foi muito conhecido pela sua personalidade alegre, descontraída, divertida, pelos seus sorrisos brilhantes e pela capacidade de fazer todos rirem à sua volta.

Ninguém esperava que tal tragédia fosse acontecer com esse raio de sol que só trazia felicidade aos amigos, à família e ao público que o acompanhava. Ninguém sabia o que se passava dentro da cabeça dele. Não faziam ideia da dor que ele carregava dentro de si. Nem mesmo a própria empresa que tinha por obrigação cuidar de sua saúde mental.

Jonghyun era abertamente a favor do movimento LGBT e apoiava os direitos da mulheres da Nação, sendo também totalmente contra a corrupção em seu país. Falava abertamente sobre depressão e seus distúrbios alimentares, mas ninguém se importava e ele chegou a receber muito hate por causa disso. Até chegar o momento que realmente se cansou de tudo, da dor que sentia por dentro.

O cantor era querido por muitos, mas sentia-se sozinho. Por mais que fosse um artista de talento indubitável, Jonghyun disse em sua carta que não achava que estava fazendo nada direito. Não achava que estava bom o suficiente e isso o entristecia profundamente.

E, mesmo após sua morte, Jonghyun continuou provando que se tratava de um ser humano incrível, um verdadeiro anjo para aqueles que viam em si um porto seguro. O artista registrou seus órgãos para serem doados às pessoas que mais precisam, pois até em seu último suspiro, ele pensou nos outros.

Com essa grande tristeza que abalou o mundo nessa última segunda-feira (18), alguns fãs se reuniram em revolta e realizaram um abaixo assinado, exigindo que todas as empresas de entretenimento coreano contratem psicólogos para acompanhar a saúde mental de seus artistas, impedindo que mais tragédias como a de Jonghyun aconteça.

Depressão é uma doença silenciosa, a que mais mata e tira vidas todos os anos. Infelizmente, como dito no início da matéria, depressão ainda é um assunto ignorado pela sociedade, sobretudo na Coreia do Sul, onde k-idols devem ser a própria personificação da perfeição.

Um internauta no Twitter (@jongmole) perguntou ao namorado coreano o porquê das empresas de entretenimento não cuidarem de seus artistas caso eles tenham depressão, e a explicação fora revoltante:

“Em vez disso, se alguém tiver uma depressão, a indústria nem os aceitará para se tornar um ídolo.”

“Mas e se o ídolo for aceito quando a saúde dele estiver bem, mas depois fica depressivo?”

“Então, eles vão diminuir seu salário ou demiti-lo da empresa de entretenimento. Será considerado que ele estava mentindo para a empresa sobre estar em perfeita saúde quando ele não estava, mesmo que ele tenha ficado depressivo mais tarde na vida.”

“Por que eles não tentam ajudar o ídolo ao invés disso? Isso não faz nenhum sentido…”

“Porque eles estão atrasando a empresa. Como você sabe, tudo na Coreia é uma competição. Você precisa ser melhor do que todos os outros ou então você é inútil. Se um ídolo está depressivo, isso significa que ele não poderá trabalhar tão duro quanto os ídolos em outras empresas, o que tornará a imagem da empresa parecer ruim então, portanto, é por isso que as empresas rejeitam ídolos com depressão. Eles até deixam um comentário para outras empresas, além de informar que o ídolo tem depressão. Eu também acho incrivelmente estúpido, mas, infelizmente, isso faz parte da cultura coreana.”

Então, pessoal, está mais do que provado que essa indústria apenas se importa com a imagem, ignorando todas as necessidades físicas e psicológicas de outras pessoas.

A Coreia do Sul é o segundo país com a maior taxa de suicídio anual. Dentre as vítimas, a maior parte é composta por jovens que sofrem com a enorme pressão escolar e por aqueles que não se encaixam no padrão de beleza estúpido que é imposto desde o nascimento dos coreanos.

Ainda nesse ano, o mundo do entretenimento fora pego de surpresa com outras duas notícias: ChoA teve que deixar o AOA para lutar contra a depressão também, enquanto JinE do Oh My Girl teve que se afastar definitivamente do grupo devido à anorexia.

Adiciono aqui um comentário muito pessoal meu, apenas a minha opinião:

Hoje em dia, todos os novos fãs dos conteúdos que a Coreia do Sul nos oferece tendem a bater palma para o país e gritar que, uau, “é o melhor país para se viver, bem avançado, com costumes interessantes e eles têm muito respeito para com os outros”, “sou doida pra ir pra Coreia e morar lá”.

Peço que repensem sobre isso, levando em consideração o preconceito enraizado para com: estrangeiros, mulheres, homossexuais, pessoas minimamente acima do peso, pessoas que sofrem de doenças mentais e mais, é só pesquisar. Coreia do Sul pode ser avançada em muitos aspectos tecnológicos e mimimi, mas tem que crescer muito com relação ao meio social.

Mas, como eu disse, essa é a minha opinião e estou aberta a discutir com vocês e ler seus pontos de vista.

Para finalizar, deixo aqui os meus sentimentos para a família, amigos e fãs do SHINee, bem como para todas as pessoas que estão sofrendo com essa notícia, pois eu também fiquei muito abalada e devastada, então foi bem difícil escrever essa matéria e por isso está saindo com um dia de atraso.

SHINee completaria 10 anos de grupo em 2018, sendo o primeiro grupo da SM Entertainment a atingir esse marco sem perder nenhum membro, sem ninguém ter saído da formação original. Porém, infelizmente, o raio de sol nos deixou.

Os meninos passaram uma vida inteira juntos e eram como uma verdade família, verdadeiros amigos e irmãos. Onew deve que ser dopado com alguns remédios no hospital por ter ficado extremamente abalado, tendo ido até mesmo ao terraço do hospital e quase se jogado de lá (segundo informações dos policiais), mas chegaram antes de mais uma tragédia. Taemin sumiu por algumas horas após a notícia, Minho desmaiou e teve que ser colocado no soro, Key teve que ser buscado às pressas no aeroporto.

Muita gente sem coração e sem o mínimo de empatia por aqueles que estão sofrendo aproveitaram a tragédia para se promover e fazer piadas, piorando ainda mais a dor dos outros. E eu, em nome de milhares, peço apenas respeito.

Não foi “só um cantor de K-Pop” que partiu tirando sua própria vida, foi um ser humano que, por não ter sido ouvido quando tentou gritar, acabou recorrendo à última opção porque não aguentava mais. O que aconteceu com Jonghyun é o que está acontecendo com uma pessoa nesse exato momento, pelos mesmos motivos, então espero que a depressão deixe de ser banalizada e ignorar por mais da metade da sociedade.

Só porque uma pessoa vive sorrindo e brincando não quer dizer que não esteja sofrendo dentro de sua própria mente, com pensamentos destrutivos e que podem levar ao extremo, como no caso do querido Jongas.

Parem de ignorar, pare de tratar como apenas frescura. Depressão mata! E MATA MAIS, MUITO MAIS QUE OUTRAS DOENÇAS!

Bom, chingus, devo finalizar essa extensa matéria por aqui e agradecer a atenção de todos que dedicaram um tempo para ler.

Se vocês estão passando por problemas pessoais e pensando em tirar a própria vida, por favor, peçam ajuda. Não tenham medo e peça ajuda! Conversem, desabafem com amigos e nunca desistam. Ouçam sua música favorita, assistam seus filmes, séries ou doramas que o façam rir, passem um tempo com as pessoas que vocês amas.

Caso tenham medo de serem julgados por familiares ou amigos, liguem para o número 141 e falem com alguém do Centro de Valorização da Vida.

Vocês são importantes para as pessoas ao seu redor, nunca deixem que te digam o contrário.

 

Um grande abraço apertado à todos vocês. Nos vemos em breve com mais uma notícia, dessa vez não tão triste quanto essa. Tenham um bom dia, apesar de tudo.

E que você descanse em paz, Kim Jonghyun, aquele que amou a música mais que todos e foi um verdadeiro anjo na Terra. Tenho certeza que você está em um lugar muito melhor e se tornou uma estrela ainda mais brilhante.

 

 

#RosesForJonghyun

Janaina Warren

Sou apaixonada por música boa, então se você tiver algo diferente e legal a me mostrar, eu ouvirei com prazer. Gosto de ouvir música com o volume bem alto, seja nos fones de ouvido ou no rádio, só assim eu consigo me desligar de qualquer coisa ao redor. Uma das coisas que mais me deixa feliz é dançar! E pode ser qualquer estilo; se tocar, eu danço, mesmo que seja uma coreografia totalmente desengonçada. Além de música e dança, gosto muito de doramas, séries, filmes, animações, livros, escrever histórias, frio, coxinha e pavê.

Você Pode Gostar

  • Triste… Um anjo que vai deixar saudades…

  • ericorobert

    Excelente trabalho Guria! Pesquisa impecável e material com grande responsabilidade. Estou orgulhoso de seu trabalho.

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: