JIHYO (TWICE), LEE YEI e o padrão de beleza coreano!

E quando nós menos esperávamos, o padrão de beleza coreano ataca novamente!

Recentemente o girlgroup sul-coreano TWICE realizou um fanmeeting onde fizeram uma sessão de perguntas e respostas com os fãs, respondendo as perguntas escolhidas aleatoriamente.

Uma das integrantes do grupo, Jungyeon, acabou escolhendo a seguinte pergunta de um fã: “Se as meninas fossem atletas profissionais, que esporte se encaixaria melhor com cada uma?”. No vídeo, o público responde de acordo com que vão dizendo os nomes das meninas. Jungyeon, esgrima; Tzuyu, natação; Mina, ginástica rítmica; e assim por diante.

No entanto, quando chegou a vez da líder Jihyo, alguns fãs gritaram: “Halterofilismo!”. Ouvindo isso, Jihyo assumiu uma expressão aparentemente infeliz e perplexa com a resposta inesperada. A cantora até mesmo se virou para encarar a amiga, Jungyeon, que estava ao seu lado, talvez tentando buscar apoio.

Claramente, a resposta de tom perverso do fã foi devido à certa implicância com o corpo do Jihyo, considerado fora dos padrões coreanos por ser “acima do peso”.

Fãs vêm notando a perda de peso da cantora nos últimos dias, gerando discussões nas redes sociais sobre como pegam pesado com ela por causa desse detalhe. Agora me digam vocês, leitores… AONDE ESSA MULHER É FEIA?!

Fonte: allkpop

 

Esse “padrão de beleza” é levado extremamente a sério na Coreia do Sul e em países asiáticos em geral, principalmente se for em relação a um k-idol que deve ser a personificação da beleza. Basicamente, uma espinha o torna feio, pois não deve haver quaisquer tipos de “defeitos” físicos em uma pessoa.

Olhos redondos, pálpebras duplas, pernas bonitas, pele clara, rosto e cabeça pequenos, altura “ideal”, cabelo perfeito, queixo em um ângulo “V”, não comer muito… Esse é o padrão.

Infelizmente, a maioria das pessoas ainda não acordou para a vida ao ponto de enxergar que esse padrão de beleza é de natureza maligna! No dia 12/01, a internet parou ao receber a notícia de que uma fã coreana do grupo Bangtan Boys (BTS) tirou a sua própria vida, pois até mesmo a família dizia que ela era feia e gorda, que não se encaixava nesses tais padrões.

A morte da menina ainda não é uma certeza para ninguém. Seria essa mais uma brincadeira com os netizens? Ou uma forma de protesto contra esses padrões de beleza?

Até mesmo o líder do BTS, Rap Monster, já foi atacado diversas vezes por fãs que criticaram severamente a sua aparência, ao ponto de dizer que ele não deveria estar no grupo por não ter talento e por ser “feio demais”. Podemos chamar pessoas assim de “fãs”?

Mas Rap Monster nos dá um importantíssimo recado:

A hashtag #PrayForLeeYei foi usada no Twitter por todos aqueles que se sensibilizaram para homenagear a fã e espalhar o caso. Uma margarida (🌼) foi usada para representar Lee Yei nas publicações.

Independente se a tragédia tiver ou não acontecido, finalizo essa matéria fazendo uma das perguntas mais usadas quando falamos de todo o mal que esse padrão de beleza causa:

Até quando?

Janaina Warren

Sou apaixonada por música boa, então se você tiver algo diferente e legal a me mostrar, eu ouvirei com prazer. Gosto de ouvir música com o volume bem alto, seja nos fones de ouvido ou no rádio, só assim eu consigo me desligar de qualquer coisa ao redor. Uma das coisas que mais me deixa feliz é dançar! E pode ser qualquer estilo; se tocar, eu danço, mesmo que seja uma coreografia totalmente desengonçada. Além de música e dança, gosto muito de doramas, séries, filmes, animações, livros, escrever histórias, frio, coxinha e pavê.

Você Pode Gostar

  • Thamirys

    Todo lugar ue vamos infelizmente existe um padrão ¬¬
    O dia que ela for feia, eu nem sei como me descrever kkk
    Parabéns pela matéria. *–*

  • Luiza Maia

    Triste ╥﹏╥

  • Igor Cuiabano

    Tbm teve o caso do Jungkook com espinhas

  • Triste demais… a verdadeira beleza está nas ações.

  • ericorobert

    Infelizmente as pessoas se deixam levar pela opinião alheia, dando poder para quem não merece sequer a sua consideração e isso é um veneno na vida de qualquer pessoa. A beleza não deve ser um padrão e sim um estado de espírito.
    Excelente matéria, espero que sirva para abrir os olhos desta geração.

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: