Entendendo os gêneros de animes (Parte 1)

Se você é fã de anime, já deve ter se deparado com alguns nomes como shoujo, shonen, ecchi… Mas vocês sabe o que cada um deles significa?

Trata-se de gêneros de anime, que servem basicamente para separar por categorias os temas e público alvo dos animes/mangás. E eles se tornam muito mais fáceis de entender quando você conhece o significado das palavras em japonês.

Quando você conhece os gêneros de animes, se torna muito mais fácil encontrar animes que você goste e se identifique. Para isso, irei criar uma lista com todos os gêneros de anime que consegui encontrar (pois são muitos) para que você conheça cada um e fique por dentro dessa “nomenclatura”.

Ah, lembrando que um anime pode ter mais que um gênero. Então é meio confuso mesmo. x)

Fique tranquilo se não conseguir decorar todos de primeira, sempre que você quiser pode voltar aqui pra consultar. 😉

Sendo assim, vamos a lista.

 

Shonen

O mais comum e mais conhecido de todos. Em japonês seria algo como “pessoa jovem”, ou “jovem garoto”, sendo assim ele é direcionado para o público jovem masculino. Apesar de ser uma categoria aceita por uma grande faixa etária, seu público principal está na faixa de 12 a 14 anos (me senti velhona agora XD).

Bom, não tem muito o que dizer sobre o shonen, tendo em vista que a maioria dos grandes sucessos do Japão sejam desse gênero. São histórias de aventura e que geralmente tem muita ação, plots humorísticos e personagens principais do sexo masculino. Em sua maioria, o gênero fala sobre desafios para superar suas habilidades, sacrifício, honra, amigos, família… cês sabem do que eu tô falando né? XD

Exemplos: One Piece, Naruto, Dragon Ball, Nanatsu no Taizai, Yu Yu Hakusho.

one-piece

 

Shoujo

Em japonês significa literalmente “jovem garota”. Um gênero voltado para garotas entre 12 e 18 anos em média. A temática pode ser variada, mas o foco principal e sempre nos relacionamentos românticos e emoções humanas. Aquele que mexe com o seu coração. HAHA ♥

Exemplos: Ao Haru Ride, Ouran High School Host Club, Fruits Basket, Lovely Complex, Akagami no Shirayuki-hime.

itazura dramas (3)

 

Mecha

Os mechas (a pronúncia é meka) são robos gigantes, geralmente humanóides, controlados por um piloto. O nome é uma abreviação da palavra inglesa mechanical, que significa mecânico. Geralmente são máquinas de guerra e batalham com outros mechas ou monstros gigantes. É um gênero direcionado a adolescentes e adultos do sexo masculino.

Este gênero faz bastante sucesso no Japão, tanto em animes/mangás quanto em tokusatsus. A franquia do tema mais famosa é a Gundam criada em 1979. Ela é considerada o ponto crucial do gênero e conta com séries animadas, filmes, jogos e uma série de brinquedos colecionáveis renovada anualmente. A parada é a sério mesmo! o_o

Exemplos: Tengen Toppa Gurren Laggann, Neon Genesis Evangelion, Code Geass, Eureka Seven, Mobile Suit Gundam.

tengen-toppa-gurren-lagann-wallpapers-4

 

Maho Shoujo (Magic Girl)

O diferencial desse gênero são meninas que usam mágica. Um gênero mais fofo e romântico com meninas que podem usar magia (e que geralmente precisam de 5 minutos para trocar de roupa magicamente XD). Também é um gênero bem famoso entre as colegiais japonesas (que aliás, inspiram a maioria das roupas). O anime dos anos 90 Sailor Moon é um dos mais famosos do gênero.

Exemplos: Sailor Moon, Cardcaptor Sakura , Puella Magi Madoka Magica.

sailor-moon-crystal-02

 

Seinen

Para os mais ~adultos~ existe o seinen.

O seinen (homem jovem em japonês) é o gênero voltado para o público masculino entre os 18 a 40 anos. Os temas são os mais diversos e o diferencial está exatamente na maturidade. Problemas típicos da faixa etária, além de cenas de violência e sexo, que é restrito nos gêneros juvenis.

Exemplos: Gantz, Akira, Berserk, Battle Royale, JoJo’s Bizarre Adventure, One Punch-Man.

watch-hacksign-episodes-online-english-sub-thumbnailpic1

 

Josei

O mesmo que o seinen, só que para mulheres. Ele é um amadurecimento do shoujo, voltado para mulheres maduras. Diferente do shoujo, mostra romances mais realistas e não tão idealizados. Uma subcategoria no josei que vem crescendo nos últimos anos são os que abordam temas de homossexualidade, sendo o yaoi o masculino e yuri o feminino.

Exemplos: Paradise Kiss, Honey and Clover, Gokusen.

paradisekisspromoart

 

Gore

Pra quem gosta de sanguinolência esse é o gênero! O gore, também conhecido como splatter, se caracteriza por ser extremamente violento. A maioria são histórias de terror/horror e é indicado para maiores de 18 anos. Não se engane por um rostinho bonito nesses animes, ele pode te matar. o_o

Exemplos: Elfen Lied, Hellsing, Gantz, Another, High School of the Dead.

Elfen_Lied_ADLV

Cruzes! kkkkkk 😮

 

E ai? Qual desses gêneros você gosta mais? Faltou algum gênero na lista? Deixe ai nos comentários. 😉

Na semana que vem, a segunda parte dessa lista. Fiquem ligados!

 

X Membro da Equipe

Matérias de Ex integrantes da Equipe Aficcionada que hoje não estão mais conosco, que sempre serão lembrados pelo seu grande trabalho.

Você Pode Gostar

  • Carlos Pinto

    Que pena que só usou exemplos bem bosta.

    • Rebeca Romano

      Oi, Carlos. Bom, como alguns temas eu não gosto muito eu procurei na internet então não sei responder por eles. Mas sinta-se a vontade para citar outros exemplos. 🙂

  • Pingback: Casal Aficcionado()

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: