Evento: Encontro DarkLove/Rio de Janeiro

Cobertura Aficcionada: evento da Darkside Books na Livraria da Cultura.

Na tarde de sábado, dia 9 de julho de 2016, na Livraria da Cultura da Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, a editora Darkside Books realizou um evento aberto para o seu público no auditório Eva Hertz. Aberto por volta das 14 horas, tempo limite para retirar os cupons de sorteio de livros, assim que entrasse no auditório, você era recebido pelo próprio Jesus da Darkside em pessoa, que entregava em suas mãos um eco bag toda trabalhada no estilo com alguns marca página como mimos dentro.

Após todos ficarem bem acomodados nas poltronas do auditório, um telão desceu do teto e apresentou com uma voz sobrenatural (ou seria de sexy shop?) a editora que foi fundada há três anos no Dia das Bruxas, 31 de outubro de 2012, por um grupo de amigos fãs do gênero de terror que tinham vontade de trazer livros desse gênero para o Brasil. Foram apresentados os primeiros lançamentos da editora, como o livro Os Gonnies, que inspirou o filme homônimo de grande sucesso. O título foi tão inesperado que se esgotou nas livrarias em pouco tempo.

Atendendo a pedido dos fãs, livros de grande sucesso da editora são relançados em duas edições, a Classic Edition, com brochura normal e Limited Edition, de capa dura. Falou também sobre suas marcas como a Cinebook, livros que deram inspiração a filmes, Dissecando, que revela bastidores de grandes filmes, a Darklove com romances cheios de fantasia sobrenatural e a Crime Scene, histórias sobre o perigoso mundo dos serial killers. O tease também mostrou o patrono da editora, o especialista em histórias de terror do Brasil, o icônico Zé do Caixão, a especialista em serial killers, a brasileira Ilana Casoy e o hino da Darkside oficial, composto pela banda Sepultura e claro, a relação bem próxima com seus leitores pelas redes sociais e próximos lançamentos, como De Volta Para o Futuro, os bastidores da trilogia.

      

Logo depois teve início o primeiro bloco do evento, apresentado pelo Jesus Livreiro, Annabele e Elvira da Darkside. O tema era sobre uma das linhas da editora, a Darklove, cujos os títulos foram escritos por mulheres, mas são histórias mais voltadas para a fantasia do que para o romance. Um dos primeiros títulos dessa linha foi O Circo Mecânico Tresault, da autora Genevieve Valentine, ambientado em um mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas não têm mais acesso à tecnologias de ponta, uma caravana circense leva esperança por onde passa. Os artistas são sobreviventes de guerra, que tiveram seus corpos mutilados reconstruídos com complexas estruturas mecânicas (Fãs de Fullmetal Alchemist, presente?). Quando lançado, o livro ainda não pertencia a linha Darklove, foi uma das primeiras apostas da editora no mercado. E atendendo a pedidos, ameaças e subornos e etc. dos fãs, O Circo Mecânico Tresault foi relançado em sua Limeted Edition.

Outro título apresentado foi Em Algum Lugar nas Estrelas, de Clare Vanderpool, livro emocionante e premiado em vários países, em que um de seus temas é a relação entre pais e filhos. A blogueira e parceira da editora Renata foi chamada ao palco para falar do livro, cuja narrativa é sobre um garoto que perdeu a mãe na 2° Guerra Mundial e o pai o manda para um internato onde faz amizade com um menino que apresenta a Síndrome de Asperger, doença mais branda do autismo, que até então era desconhecida na época. Ao fim do primeiro bloco, Renata e os apresentadores sortearam um kit do livro Em Algum Lugar nas Estrelas. E ninguém do Casal Aficcionado ganhou…

O segundo bloco foi sobre mais um lançamento da linha Darklove, The Kiss of Deception, da autora Mary F. Pearson, o primeiro volume da trilogia Crônicas de Amor e Ódio. O livro conta a história da princesa Lia, a Primeira Filha da Casa Real do reino de Morrighan, que foge de um casamento arranjado que supostamente selaria a paz entre dois reinos através de uma aliança política. O jovem príncipe escolhido se vê então obrigado a atravessar o continente para encontrá-la a qualquer custo. Mas essa se torna também a missão de um temido assassino. Para ajudar a falar do livro, foi chamada ao palco a vloger Taís, dona do canal Ponto de Interrogação, que apresentou um vídeo muito divertido em que ela interpreta os personagens do livro de uma forma cômica. The Kiss of Deception também aborda o empoderamento feminino e a sonoridade, temas importantes da atualidade em que a Darkside achou importante trazer para a literatura. Taís também ajudou a sortear um kit do livro contendo também um pôster exclusivo autografado pela autora. E como se não bastasse, Elvira teve uma ideia bem ousada: promover uma batalha de rap entre voluntários do público, valendo mais um kit do livro. Três pessoas criativas (e corajosas) subiram no palco e mandaram ver no improviso, não muito rimado, mas que arrancou risadas do público! E como quem não chora não mama, todos os três acabaram ganhando livros no final. E para fechar com chave de ouro esse bloco, a Darkside exibiu com exclusividade um vídeo exclusivo da autora de The Kiss of Deception para os fãs brasileiros, elogiando a edição feita pela editora e o carinho dos fãs.

Seguindo, o próximo título apresentado foi O Último Adeus, uma história emocionante sobre a perda e o luto, narrado pelo ponto de vista de Lex, que perdeu seu irmão mais novo Tyler, que cometeu suicido. Conhecido também como o livro do Post It, O Último Adeus da mesma autora da série Sobrenatural, Cynthia Hand, é um relato comovente e impactante sobre alguém que sofre uma perda terrível e que perde completamente o chão. O próprio Jesus Livreiro deu um relato emocionante em que sofreu recentemente a perda de sua mãe e ao ler O Último Adeus foi como ter um companheiro que o reconfortasse com sua dor. Convidada ao palco para também falar sobre o livro, mais uma parceira e blogueira da Darkside, Monalisa do blog Literasutra comentou sobre o ótimo trabalho de Cynthia Hand em escrever com grande sensibilidade sobre temas tão pesados e considerados tabus, como o suicídio, a depressão e a morte em um romance contemporâneo. Em nota no final do livro, a própria autora revela que na juventude seu irmão se suicidou, mas que a mesma garante que ela não é a Lex e seu finado irmão não é Tyler. Mas a vida imita a arte, enfim. Annabele também cita a parceria com outros blogs em um especial onde que a depressão, o mal do século, é debatido sem medo e sem tabus, como no canal Conto e Encanto e a blogueira Ana Costa, que lida com a doença diariamente e que o livro, mesmo sendo um romance, a ajudou bastante.

O próximo lançamento da Darkside é o primeiro livro de não ficção lançado pela editora Confissões do Crematório de Caitlin Doughty, que trabalha em uma casa fúnebre na California e relata as primeiras experiências da autora no crematório, lidando com a morte diariamente. Além do livro, Caitlin também tem um canal no youtube, Ask a Mortician, em que explica de maneira didática e sem aquele tom pesado sobre a morte, algo que todos nós um dia iremos passar. E voltando ao cerne da editora, que é o gênero terror, Jesus comentou sobre o mais recente lançamento, Exorcismo, livro que inspirou o filme O Exorcista, do jornalista Thomas B. Allen. Isso mesmo, a história é baseada em fatos reais. Até o próprio Jesus considerou seriamente em parar de ler! E uma participante da plateia deu um relato hilário de como usou o livro para se livrar de um assalto em um ônibus!

   

Após as breves considerações finais, foi aberto ao público as perguntas. A primeira questão a ser levantada foi a saga Hannibal, que segundo Annabele, os direitos autorais estão com outra editora brasileira, mas a Darkside está batalhando para conseguir publicar. Outra cobrança da plateia são os livros e a biografia do icônico casal de caça fantasmas, os Warren, cujos livros estão previstos para chegarem nas livrarias em outubro. O segundo volume das Crônicas de Amor e Ódio, bastante pedido, ainda não há previsão de lançamento, mas toda a trilogia está confirmada pela editora.

Foi também perguntado aos apresentadores a presença de autores nacionais na Darkside e Jesus revelou que a editora já fechou parceria com o autor Cesar Bravo, autor que tem conquistado um grande número de vendas em ebook e até o momento não tem nenhum livro físico lançado e a Darkside terá o prazer de ser a primeira editora a publicar seus livros. Foi confirmado também mais livro da Rainha do Crime brasileira, Ilana Casoy e a biografia do João Gordo. Confirmaram também o lançamento das edições de clássicos do terror, a linha Medo Clássico, cujo primeiro da lista é Frankenstein. Sobre a Bienal de São Paulo, a Darkside não terá stande, mas toda a equipe estará presente para ter mais contato com o público. A seguir, foram feitos elogios ao livro Batman: Arkham Knight e perguntaram se a editora irá trazer mais livros inspirados em jogos e em HQ´s, como Silent Hill. É uma promessa, já que a Darkside também é fã do que publica e corre atrás dos pedidos dos fãs.

No final, mas agradecimentos sinceros de toda a equipe, que ficou disponível na saída do auditório para responder mais dúvidas dos fãs. Jesus foi o centro das atenções e posou para fotos com várias pessoas, inclusive com a galera do Casal Aficcionado, que deseja e muito fechar parceria com a Darkside e também apostar no escuro!


Nos Ame DarkSide!

 

A galeria de Fotos do evento está nesse link Aqui.

Tainá de Oliveira

Sou Tainá de Oliveira, carioca da gema e tipicamente ariana! Rata de livraria, meu vício em livros começou já no berço. Jornalista, sonho em escrever livros tão bons quanto os que leio e que possam encantar crianças e adormecer adultos!

Você Pode Gostar

  • Que matéria foda Tainá. Amei, parabéns amore.

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: