RPG 

Dicas de como jogar RPG [Parte 1]

LEIA O LIVRO

Livros de RPG costumam ter bastante regras para que o narrador possa conduzir as seções de RPG sem que tudo vire uma loucura, mas aprender essas regras não é exclusividade apenas do mestre. Muitos players quando começam a jogar RPG costumam não ler todas as regras do livro e leem apenas como se monta a ficha, o que pode ser prejudicial para a campanha.

Ex: O livro possui um capitulo falando sobre as cidades do mundo em que vocês estão jogando e na cidade em especifica que vocês estão jogando é absolutamente proibido contato direto com mulheres antes de seu casamento arranjado. Seu personagem cresceu e viveu nesta cidade, então é natural que ele saiba dessa tal regra, mas caso o player não tenha lido esta regra, pode ser que ele decida flertar com uma garota na praça central e seja preso, logo, causando um atraso na campanha.

 

JOGUE COM PESSOAS QUE VOCÊ SE SINTA A VONTADE

 

Uma coisa muito comum dentro de mesas de RPG é problemas pessoas entre os players. As vezes um não gosta do outro, um cara “pisou no calo” do outro companheiro, não tem opinião iguais relacionados a política, etc..

Isso pode causa muitos problemas durante a seção, afinal, é difícil se sentir bem dentro de uma situação dessas e pode até mesmo fazendo com que as seções não durem.

Outro exemplo: Um grupo que possui cinco jogadores e um narrador, sendo todos eles homens, é natural que o modo de agir seja mais “livre” o que pode ser um problema, caso decidam chamar novas pessoas para jogar ainda mais caso sejam meninas, claro que nem sempre vai haver esse tipo de problema, mas é comum que aconteça.

 

RPG É UM JOGO QUE SE JOGA EM EQUIPE

Caso já tenha lido um livro de RPG já pode ter visto entre as regras básicas que possui um número mínimo de players para se jogar RPG, que pode várias entre três e seis pessoas e o motivo é bastante plausível. Imagine que em seu jogo as únicas pessoas são o mestre e você, possivelmente você não irá conseguir se aventurar de forma positiva, pois certamente não é possível conseguir fazer sozinho o que um grupo de cinco aventureiros faz.

Jogar RPG com uma equipe torna o jogo balanceado e fluido, fazendo com que a campanha siga de forma positiva e que todos consigam se divertir e aproveitar das habilidades de seu personagem da melhor forma possível o que pode não ser possível, caso o player não consiga trabalhar em equipe.

Um player que não joga em equipe certamente fará com que o jogo não vá para frente, pois determinado player tenta fica com todo o dinheiro da aventura, acha que sabe fazer tudo que os outros fazem, mesmo não sendo especialidade do personagem dele, acha que a história tem que ser sobre ele e não sobre o seu grupo além de muitas outras coisas que podem acontecer durante o jogo.

Mesa 2

Conclusão: Este Tópico ainda não será encerrado e teremos semana que vem uma parte dois para concluir as dicas de como melhorar a diversão de sua campanha de RPG

Loki Kaenn

20 anos. Escritor amador e fanático por RPG, Cardgames e Boardgames. Alimentando o sonho de viver da literatura a cada dia

Você Pode Gostar

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: