Crítica “O Touro Ferdinando”, de Carlos Saldanha

Sinopse oficial

Ferdinando é um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. A medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em Madri, Ferdinando é selecionado acidentalmente.

Minha Opinião (Mariana Mesquita).

Seguindo a ideia de filmes infantis que trazem mensagens relevantes também para adultos, O touro Ferdinando não deixa a desejar. A animação conta a história de Ferdinando, um touro que se recusava a participar de touradas e competições utilizando a violência, e prefere se manter no campo cheirando e cultivando lindas flores, fazendo amizade com outros animais e pessoas. O longa-metragem, de Carlos Saldanha (o mesmo diretor dos filmes Rio/Rio 2), vem da adaptação de um livro lançado na década de 30 e que seu contexto muito pacifista fora recusado por ditadores políticos que proibiram a circulação da obra.

Ambientada na Espanha, o filme conta com vários momentos cômicos, principalmente as cenas em Madri (em que é possível ver alguns pontos turísticos). A mensagem sobre tolerância aos demais, respeito e aceitação das diferenças e que mesmo assim, todos são especiais à sua maneira é um ponto forte, já que Ferdinando tinha o porte físico de um touro de briga, e isto era tudo que ele menos queria.

 

A frase “quem não é bom de briga vira churrasco”, é o bordão de um dos amigos de Nando, e chama atenção para a questão da exploração dos animais, sobre os mesmos viverem livres, e não condenados a servir como o humano define que deve ser (algo que a comunidade vegana já bate na tecla a muitos anos). Como já esperado, os detalhes da animação, como as expressões faciais dos personagens, trilha, dublagem (destaque para a cabra Lupe, dublada em português pela atriz Thalita Carauta), além da paleta de cores toda trabalhada no vermelho, laranja e terra que remetem bastante ao ambiente espanhol.

De Blue Sky Studios e Carlos Saldanha, o diretor de “Rio”, e inspirado pelo amado livro “A História de Ferdinando”, de Munro Leaf e Robert Lawson, “O Touro Ferdinando” é uma emocionante aventura de comédia animada com um elenco internacional de estrelas que inclui John Cena, Kate McKinnon, Gina Rodriguez, Anthony Anderson e muito mais.

Trailer:

 

Mari Sixx

Mariana, 24 anos, é formada em audiovisual. Apaixonada por cinema, música, e tudo que rege o mundo alternativo: cabelo colorido, tatuagem, veganismo, etc.

Você Pode Gostar

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: