Crítica “O Formidável”

Sinopse oficial:

Após terminar seu longo e famoso relacionamento com a sua musa Anna Karina e em meio à fase revolucionária de sua carreira, o célebre diretor e escritor Jean-Luc Godard (Louis Garrel) inicia a produção de seu mais novo filme: A Chinesa, longa que narra a história de um grupo de jovens que tentam incorporar princípios maoístas ao seu cotidiano político. Durante as filmagens, ele conhece Anne Wiazemsky (Stacy Martin) e, logo, os dois se apaixonam.

Minha Opinião (Mariana Mesquita):

Com direção de Michel Hazanavicius, o longa metragem conta uma parte da história do icônico cineasta francês Jean-luc Godard, e vem com uma crítica e reflexão para todos aqueles que estudam ou produzem cinema: A arte do criar, pode dar brechas para que o público perceba uma mensagem diferente do que queremos, variando na percepção de quem dirigiu ou fez o roteiro (e nem sempre é como ansiamos ser interpretados).

 

 

 

Inspirado na biografia de Anne Wiazemsky, jovem que protagonizava o filme “A chinesa” e depois se casa com Godard, mostra de forma realística a verdadeira personalidade do cineasta: um cara chato, inseguro, ciumento, arrogante e com um ego difícil de conter. Mais do que uma proposta de biografia, “O Formidável” é sobre cinema. Repleto de metalinguagem, desde a nudez, passando pelos diálogos, as expressões da atriz que interpreta Anne (Stacy Martin que, aliás, consegue transmitir uma mensagem só com um olhar), a narração em off, tudo cabe à arte da cinematografia de uma maneira incrível.

 

Minha Opinião (Tainá)

Um ponto forte para a direção de arte do filme é a fidelidade da aparência dos autores com os originais, principalmente Louis Garrel, que ficou quase idêntico a Godard quando tinha seus 37 anos. Stacy Martin, que interpreta Anne Wiazemsky, também seguiu fielmente tanto em aparência como personalidade. Esposa do diretor e autora do livro Un An Aprés, em que o filme é baseado, Anne foi a musa de Goudard e esteve casada com ele por 12 anos, onde a personalidade difícil do diretor tornou o relacionamento do casal bastante conturbado, como mostra no filme, que retrata o final dos anos 60 e boa parte da década de 70, um período de grande revolução na França.

Atores caracterizados como os originas. Da esquerda para a direita: Jean-Luc Godard; Louis Garrel; Stacy Martin e Anne Wiezemsky.

 

Estudantes de cinema ou amantes da sétima arte e principalmente do cinema francês vão gostar bastante de O Formidável, um relato bastante fiel por atrás do mito de um dos maiores cineastas da França.

 

Ficha Técnica:

Título original: Le redoubtable

Direção: Michel Hazanavicius

Distribuição: Imovision

Data de estreia:  26 de outubro de 2017

País: França

Gênero: drama, biografia, comédia

Ano de produção: 2017

Duração: 107 minutos

Nota: Infelizmente, Anne Wiazemsky veio a falecer no dia 5 outubro de 2017, após uma longa luta contra o câncer, antes da estreia mundial do filme baseado em sua vida com Godard. Nossas condolências a família e aos fãs.

Mari Sixx

Mariana, 24 anos, é formada em audiovisual. Apaixonada por cinema, música, e tudo que rege o mundo alternativo: cabelo colorido, tatuagem, veganismo, etc.

Você Pode Gostar

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: